O secretário estadual de Saúde, Tiago Fernandes, confirmou nesta quinta-feira, durante entrevista a Rádio Mirante AM, mais nove casos suspeitos da da Monkeypox, conhecida popularmente como varíola dos macacos.
De acordo com ele, a maioria dos casos suspeitos foram registrados nos municípios da região metropolitana de São Luís, como São José de Ribamar.
No entanto, há também suspeitas nas cidades de Balsas e Buriticupu.
O secretário explicou que os casos suspeitos estão sendo investigados e a análise do material coletado deverá demorar aproximadamente dez dias para que sejam confirmados ou descartados.
Nesta sexta-feira, às 9h, na sede da SES, na avenida Carlos Cunha, na capital maranhense, Fernandes concederá entrevista coletiva na qual anunciará medidas de controle e vigilância que serão adotadas diante do cenário.
O primeiro caso confirmado da doença no Maranhão foi anunciado ontem.
Trata-se de um homem de 42 anos, morador de São Luís, com comorbidades e sem histórico de viagem.
O paciente permanece internado e isolado no Hospital Carlos Macieira.
Sintomas – Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.
Depois do período de incubação [tempo entre a infecção e o início dos sintomas], o indivíduo começa com uma manifestação inespecífica, com sintomas que observamos em outras viroses: febre, mal-estar, cansaço, perda de apetite, prostração.
Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais), após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.