Com muita alegria e emoção, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), deu início à programação do Natal de São Luís – Viva essa Magia. Na ocasião, foi inaugurada a fachada do Palácio La Ravadière, sede da Prefeitura, que recebeu decoração inspirada no famoso Ballet “O Quebra Nozes”, seguida de grandes espetáculos natalinos.
A primeira apresentação da noite foi a “Trupe Doce Natal”, que trouxe o papai Noel, a mamãe Noel e toda sua turma para dar um oi para a criançada. Com a proposta de fazer um Natal diferente, a Trupe desafiou o público a interagir com o espetáculo e inseriu um pouco de regionalismo, com músicas que lembraram a história da cidade.
Depois foi a vez da o Studium IAD, com a interpretação de trechos do Baillet “O Quebra Nozes”, sob a direção de Iracema Abreu. A história mágica e romântica fala da adolescente Clara e de seu boneco, o Quebra-Nozes, que foi um presente de seu padrinho, o mago Drosselmeyer, na festa de Natal de sua família. Em uma noite linda, Drosselmeyer enche as crianças de brinquedos mágicos, incluindo bonecos arlequins que ganham vida, coelhinhos de verdade e ratos gigantes. Durante a apresentação, foram reproduzidas as cenas em que o batalhão de soldados do Quebra-Nozes enfrenta os ratos, sendo salvo pela jovem Clara, que acaba com o Rei Rato e dá a chance para o boneco se tornar um lindo príncipe, seguidas de encantadoras coreografias da Valsa das Flores e do Grand Pas da Fada Açucarada, com personagens mágicos que Clara e o Quebra-Nozes conhecem na noite de Natal.
A primeira-dama de São Luís, Graziela Braide, também acompanhou as apresentações ao lado dos filhos e do prefeito, Eduardo Braide. “Foi um belo espetáculo. Programação perfeita para a família que ainda vai poder ser vista nos bairros da nossa cidade. Hoje foi só o início dessa festa linda que é o Natal”, destacou ela, emocionada.
Foi uma noite repleta de muita luz montada pela Prefeitura, que encantou toda família, especialmente às crianças que vibraram a cada ato do espetáculo. “O Natal é uma festa muito familiar. Toda essa magia do Natal é totalmente destinada às crianças. São elas que vivenciam essa magia, essas luzes. Então, são as crianças que abrilhantam essa festa”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe.