Segunda etapa do processo acontecerá nesta quinta-feira, dia 18, quando conselheiros e diretores da OAB/MA votarão nos causídicos (as) escolhidos pela categoria.
A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão, finalizou, nesta terça-feira, a primeira etapa do processo de escolha de um nome da categoria para assumir o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão por meio do dispositivo do Quinto Constitucional.
Eleição direta da qual puderam votar advogados e advogadas regularizados perante a entidade definiu a lista com 12 nomes – seis mulheres e seis homens – que passou para a segunda etapa do processo.
Entre as mulheres, as mais votadas foram: Ana Brandão (3.183 votos); Lorena Saboya (2.820); Anna Graziella (2.681); Valéria Lauande (2.101); Josineile Pedroza, (1.942); e Alessandra Belfort (1.746 votos).
Os advogados mais votados foram: Flávio Costa (3.165 votos); Gustavo Vilas Boas (2.588); Gabriel Ahid Costa (2.354); Diego Menezes Soares (1.940); Hugo Passos (1.779); e Gustavo Sauaia, (1.628).
Entre as advogadas, a novidade foi Anna Graziella, que não obteve sucesso no primeiro pleito, tendo ficado em sétimo lugar.
Deixou a lista sêxtupla feminina Ana Letícia Silva Freitas Figueiredo.
Entre os advogados, Flávio Costa saiu da sete colocação, na primeira consulta, para o primeiro lugar.
Em contrapartida, Gustavo Sauaia, que havia sido o mais votado, caiu para a sexta colocação.
Gustavo Vilas Boas também obteve êxito nesta segunda consulta.
Deixaram a disputa Gilson Ramalho de Lima e Italo Gustavo.
Segunda fase – Nesta quinta-feira, a partir das 9h, acontecerá, na sede da OAB maranhense, a segunda fase do processo, que corresponde a realização de sabatina e votação dos conselheiros – titulares e suplentes – e diretores da Ordem.
Os seis mais votados, dos doze, formarão a lista sêxtupla que será encaminhada ao Tribunal de Justiça.
Caberá aos desembargadores e desembargadoras elegerem a lista tríplice, que será formada pelos três nomes mais votados.
Esta lista será enviada ao governador Carlos Brandão (PSB), que definirá quem será o próximo desembargador ou desembargadora.