Com poesia, música e muito samba no pé, a Academia Ludovicense de Letras (ALL) realizou, na última quinta-feira (29), a primeira edição do Sarau Vozes da Ilha.
O evento, que já nasce consagrado como um marco da literatura ludovicense, teve como ponto alto a apresentação da Escola de Samba Turma da Mangueira, que colocou o público em clima de Carnaval ao celebrar a vida e a obra de Maria Firmina dos Reis, patrona da entidade.
Realizado no Teatro da Cidade, no Centro Histórico de São Luís, o sarau marcou o início das atividades da nova diretoria da ALL, presidida pelo juiz e escritor Osmar Gomes.
Artistas, poetas, escritores, grupos de leitores e o público em geral participaram da celebração, que promoveu o encontro entre literatura, cultura popular e a memória da capital maranhense.
“A primeira edição do Sarau Vozes da Ilha foi um sucesso e certamente entrará para a memória da Academia. Reunimos artistas e poetas que revelaram a riqueza da nossa produção literária e homenageamos autores que deixaram um legado fundamental para o Maranhão. O evento integra a programação que antecede a posse festiva da nova diretoria e a recente inauguração da biblioteca, reforçando nossa missão de aproximar a Academia da sociedade, fomentar a leitura e estimular a formação de novos escritores”, destacou o presidente da ALL.
A programação contou com performances artísticas e poéticas, apresentações musicais, declamações de poemas por membros da Academia e a execução do samba-enredo de 2020 em homenagem a Maria Firmina dos Reis, pela Turma da Mangueira. Crianças e adolescentes da Academia Maranhense de Letras Infanto juvenil também participaram, declamando poemas em homenagem à capital maranhense.
O evento reuniu representantes de diversas academias de letras, entidades artísticas, grupos folclóricos e amantes da cultura ludovicense, reafirmando o Sarau Vozes da Ilha como espaço de encontro, celebração e valorização da identidade cultural de São Luís.
Posse festiva – Na próxima quinta-feira (5), a partir das 18h, acontece a cerimônia de posse da nova Diretoria e do Conselho Fiscal da Academia Ludovicense de Letras, para o biênio 2026–2027, além da abertura oficial do ano acadêmico.
O evento será realizado no auditório do Fórum Desembargador Sarney Costa, no bairro Calhau.
O ato marca o início de um período promissor para a instituição, que completa 13 anos de fundação em 2026. O programa de gestão da nova diretoria prevê aproximar ainda mais a ALL da sociedade, fortalecer a produção literária local e regional, promover atividades formativas e criativas por meio da literatura e das artes, garantir sustentabilidade a institucional e ampliar parcerias.
Entre as metas está também a expansão de pontes culturais para além das fronteiras maranhenses, com intercâmbio literário e cultural com países de língua portuguesa e nações historicamente ligadas a São Luís, como Portugal, Espanha, França e Inglaterra.










