Início Sem categoria TSE vai analisar caso do PSC no próximo dia 29

TSE vai analisar caso do PSC no próximo dia 29

Foi agendado para a próxima sexta-feira (29) o início do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o caso de fraude à cota de gênero do extinto partido PSC nas eleições de 2022 para a Assembleia Legislativa do Maranhão.

O processo no ambiente virtual de deliberação se estenderá até 4 de setembro.

Se o partido for considerado culpado, todos os votos recebidos para a Assembleia Legislativa serão anulados, resultando na perda dos mandatos pelos deputados Wellington do Curso (atualmente no Novo) e Fernando Braide (atualmente no Solidariedade).

No julgamento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, o partido foi declarado culpado e os deputados perderam seus mandatos, porém apelaram ao TSE com efeito suspensivo e conseguiram manter suas posições.

Em maio deste ano, o relator, ministro André Mendonça, optou por manter a decisão do TRE e ordenou a anulação dos votos, deixando o veredito final a cargo do pleno do tribunal.

A denúncia foi apresentada pelo partido PSD, junto com os suplentes Inácio Melo (PSDB) e Edson Araújo (PSB). Segundo a acusação, o partido, que tinha Lahesio Bonfim como candidato ao governo estadual, utilizou candidatas laranja para atender à exigência de ter pelo menos 30% de candidaturas femininas.

Artigo anteriorAssembleia entrega Medalha “Manuel Beckman” a ministros do Judiciário e da Corte de Contas
Próximo artigoMédica Marília Martins lançará novo livro sobre saúde no dia 28 de agosto em São Luís

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui