Início Sem categoria Professor Miranda oficializa candidatura para presidência da Federação Maranhense de Basquete

Professor Miranda oficializa candidatura para presidência da Federação Maranhense de Basquete

O ex-jogador e ex-técnico, José de Ribamar Silva Miranda, mais conhecido como Professor Miranda ou “Gafanha”, registrou, na tarde desta última segunda-feira, 15, a chapa Tudo Pelo Basquete, que disputará o comando da Federação Maranhense de Basquete (FMB) para o quadriênio 2026/29.

A oficialização aconteceu na sede da entidade, no bairro do Monte Castelo, em São Luís.

A chapa encabeçada por Professor Miranda, candidato a presidente, é formada por: Alderico José Coelho (vice-presidente); José Alberto Belfort de Moraes Rêgo (1º titular do Conselho Fiscal); Raul José Duarte Goulart (2º titular); Marco Antônio de Oliveira Marques Pimentel (3º titular); Paulo Roberto D´Avilla Alves (1º suplente); Jorge Attem Manpetti (2º suplente); Elma Antonia Silva Miranda (3ª suplente).

Tratam-se de ex-atletas que sempre incentivaram o esporte; detém experiência, seriedade e compromisso com a gestão da modalidade.

A eleição será realizada no dia 15 de dezembro, às 15h, na sede da FMB.

“Nossa meta é unir todas as forças, todos os clubes, montar escolinhas, além de contarmos com o apoio de empresas e parceiros que também querem investir. Queremos fazer com que o basquete do Maranhão volte para base e chegue até o máster. Podem contar comigo, amigos basqueteiros. Nós iremos renovar todo o trabalho do basquete, que voltará a ter um grande nome e destaque nos cenários local e nacional, masculino e feminino”, disse o candidato a presidente.

Professor Miranda, em junho, recebeu da Assembleia Legislativa do Maranhão a Medalha do Mérito Legislativo José Ribamar de Oliveira “Canhoteiro”, maior honraria do Palácio Manuel Beckman para desportistas e ex-desportistas que possuem em seus currículos relevantes serviços prestados ao esporte do Estado.

Gafanha” é uma das figuras mais emblemáticas do basquete maranhense. Sua trajetória passa pelo esporte como atleta, técnico e gestor, deixando um legado significativo para o desenvolvimento da modalidade no estado.

Em 1969, Miranda fez história ao se tornar o primeiro atleta a realizar uma “enterrada” nos aros do Ginásio Costa Rodrigues, um feito marcante para o basquete do Maranhão.

Como jogador, integrou a seleção maranhense, conquistando o campeonato Norte Nordeste e vencendo os Jogos Escolares Maranhenses (JEM’s). Após encerrar a carreira de atleta, dedicou-se à função de técnico, formando e inspirando novas gerações de jogadores.

Entre 1978 e 1982, foi o primeiro coordenador de esportes da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEDEL), acompanhando de perto a construção e implantação do Estádio Castelão e de seu complexo esportivo.

Sua atuação foi essencial para o fortalecimento do esporte no Maranhão, especialmente na base, onde sempre acreditou que estava a chave para o sucesso.

Também participou da elaboração do plano de governo de João Castelo e foi membro do Grupo de Trabalho que criou a SEDEL, tendo gerido 32 Escolinhas de várias modalidades”, destacou Fernando Braide.

Professor Miranda, no início do ano, realizou, com muito sucesso, o I Encontro de Ex-Atletas e Amigos do Ginásio Costa Rodrigues, tradicional praça esportiva inaugurada na década de 60 no Centro da capital maranhense.

O evento foi prestigiado por centenas de atletas; ex-desportistas; e autoridades, como o governador Carlos Brandão.

Artigo anteriorANAPE ingressa no Supremo para que decisão que afastou Caminha seja apreciada pelo Pleno

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui