Aliados do deputado federal Aluisio Mendes espalharam falsamente que o ex-secretário de Segurança no Governo Roseana teria sido o responsável pela articulação que resultou na nomeação do ex-deputado federal e ex-prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, na diretoria de Governança e Sustentabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Cutrim, que também já presidiu a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), tomou posse no cargo nesta manhã, em Brasília, durante cerimônia coordenada pelo diretor-presidente da Companhia, Marcelo Moreira.
A informação divulgada por aliados de Mendes não procede.
A ascensão de Gil ao posto de diretor da Companhia foi uma articulação da executiva nacional do Republicanos e teve participação direta do presidente nacional da sigla, Marcos Pereira, deputado federal por São Paulo, e Hugo Mota, líder do partido na Câmara.
Gil Cutrim, vale relembrar, disputou a eleição do ano representando os quadros do Republicanos, tendo ficado na primeira suplência.
É como membro do partido que construiu forte prestígio e trânsito junto ao Governo Federal.
Já Aluisio assumiu o diretório da sigla no Maranhão em fevereiro deste ano e trabalha, regionalmente, para reestrutura-la, não possuindo força para interferir em decisões nacionais.