A Rua 1º de Maio, no bairro do Monte Castelo, em São Luís, tornou-se, no último domingo, um verdadeiro caldeirão cultural para homenagear o artista plástico Alaim Moreira Lima, que faleceu ao passado, aos 55 anos e de forma inesperada, vítima de um infarto fulminante.
Uma vasta programação cultural, composta por apresentações de grupos de tambor de crioula, blocos tradicionais; e o Bicho Terra, por exemplo, animaram a festa organizada pelos próprios moradores em homenagem a Alaim, que nasceu e residiu durante toda vida no local.
Familiares do artista plástico também participaram da iniciativa, a elogiando e agradecendo aos organizadores pela bela homenagem.
Vários registros foram captados pelas lentes da fotógrafa Emanuelle Rebelo.
Com união, alegria e muita saudade, a família Moreira Lima celebrou a vida através da memória de carnaval que Alaim deixou em suas telas, em suas vivências e em cada um dos irmãos, sobrinhos, netos e amigos!
Arte – Alaim Moreira Lima nasceu em São Luis (MA), em 1967, e desde muito cedo entrou em contato com a arte, pois sua mãe, que foi educada na extinta Casa Providência, teve aulas de pintura e dedicava-se a fazer trabalhos manuais.
Ainda em sua infância, Alaim brincava com seus pincéis sujos de tinta e encantava-se com o colorido em suas mãos. Em 1989 fez a sua primeira oficina de Xilogravura no Centro de Criatividade Odylo Costa filho, e a partir daí, estudou linguagens de materiais, fotografia, gravura em metal, dentre outros estudos.
No teatro, durante 7 anos, destacou-se como diretor geral do espetáculo da Paixão de Cristo de Pinheiro-MA.
Estudou Ensino Superior das Artes Plásticas, em Cuba, em 1999. Participou de várias exposições nacionais e internacionais, a exemplo dos países: Portugal, Cuba, Jamaica; e em espaços de São Luís institucionais da Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Cultura do Município, dentre outros.
Trabalhou como carnavalesco em várias escolas de samba do Maranhão. Dentre várias funções e cargos que ocupou ao longo da vida profissional, foi diretor do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, órgão da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão.
Alaim ainda foi professor de gravura do Centro de Criatividade, e arteterapeuta em vários projetos sociais.