Início Sem categoria Juíza retorna Besaliel ao cargo de prefeito de Mata Roma

Juíza retorna Besaliel ao cargo de prefeito de Mata Roma

A juíza Verônica Rodrigues Tristão Calmon, titular da 1ª Vara da Comarca de Chapadinha, emitiu sentença, nesta quarta-feira, retornando Besaliel Freitas Albuquerque (PDT) ao cargo de prefeito do município de Mata Roma.

Ele havia sido afastado cautelarmente pela maioria da Câmara Municipal, na última segunda-feira, após ser admitida uma denúncia popular apontando para supostas irregularidades na gestão do pedetista.

Na Tutela Cautelar Antecedente ajuizada pela defesa de Besaliel foi alegado que o afastamento não encontrava amparo legal, nem mesmo jurisprudencial, “motivo pelo qual entende deve retornar ao cargo, desfazendo-se as ilegalidades perpetradas pela Câmara”.

Em sua decisão, a magistrada afirmou: “Anoto, sob outro aspecto, que a garantia constitucional da ampla defesa (art. 5º, LV, da Constituição Federal) só é efetiva se a defesa técnica puder ser realizada de forma adequada e com tempo suficiente para influenciar a decisão dos julgadores, no caso, os membros da comissão processante. Logo, a supressão dos procedimentos relativos ao processamento do prefeito, por crimes de responsabilidade potencialmente cometidos, revela ilegalidade e inconstitucionalidade, por inviabilizar a ampla defesa constitucionalmente garantida. Pelo exposto, DEFIRO A TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA, suspendendo as deliberações da Câmara Municipal de Mata Roma/MA, relativas ao afastamento cautelar do requerente BESALIEL FREITAS ALBUQUERQUE do cargo de prefeito municipal, devendo a Casa abster-se de novas deliberações nesse sentido, sob pena de multa diária de R$ 20.000,00 (vinte mil reais). Esta decisão se limita exclusivamente ao afastamento cautelar do prefeito, sem adentrar no mérito das demais deliberações referentes ao recebimento ou não da denúncia de irregularidade. O recebimento da denúncia acerca de eventuais irregularidades cometidas pelos gestores municipais está previsto no Decreto-lei 201/67 e não pode ser obstado pelo Poder Judiciário. Ademais, é fato público e notório que está havendo tumulto na frente do prédio da prefeitura. Em razão disso, determino o policiamento no local para assegurar o cumprimento desta decisão e garantir a ordem, até que os ânimos sejam apaziguados. Considerando, por outro lado, que a controvérsia envolvida na presente demanda é de interesse público relevante, e, ainda, a previsão constitucional de publicidade dos processos (art. 5º, LX, e art. 93, IX, da Constituição Federal), LEVANTO O SIGILO DESTES AUTOS. O levantamento propiciará não só o exercício da ampla defesa pelos requeridos, mas também o saudável escrutínio público sobre a atuação da justiça”.

Nas suas redes sociais, o senador e presidente do PDT no Maranhão, Weverton Rocha, cravou: “A Justiça do Maranhão determinou o retorno do prefeito Besaliel, de Mata Roma, a seu cargo. Corrige-se, assim, uma injustiça absurda, uma manobra feita com o claro objetivo de promover um golpe eleitoral. Eleição se decide é no voto”.

Artigo anteriorYglésio anuncia coronel Pereira como seu vice
Próximo artigoMapa lança edital para gestão do Espigão Costeiro da Ponta d’Areia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui