Início Sem categoria Inflação em São Luís de setembro foi a maior dentre as 16...

Inflação em São Luís de setembro foi a maior dentre as 16 regiões de pesquisa do IBGE

Conforme o IPCA, calculado pelo IBGE, em setembro, houve nova aceleração na alta de preços ao consumidor em São Luís, isto é, os preços tiveram uma taxa de aumento nesse mês, 0,50%, acima do que foi observado no mês anterior, agosto/23: 0,43%.

Dentre todas as regiões de pesquisa do IBGE, 16 ao todo, a taxa de inflação medida
através do IPCA, em São Luís, foi a mais elevada.

Em nível de Brasil, média das 16 regiões de pesquisa do IBGE, também, foi detectada aceleração na subida de preços ao consumidor.

De 0,23%, em agosto, a alta de preços foi para 0,26%, em setembro. Em 15 das 16 regiões de pesquisa foi detectado quadro inflacionário.

A exceção, apresentando quadro deflacionário, foi o município de Goiânia, com taxa de -0,11%.

Com os números de setembro, a inflação acumulada em São Luís no ano de 2023 atingiu a marca de 1,90%, abaixo da média geral do Brasil: 3,50%.

O grupo de despesa habitação, assim como aconteceu no mês de agosto (+2,25%), no mês de setembro (+3,20%; 0,44 p.p. de impacto), foi o que mais influência teve para a alta de preços ao consumidor, em São Luís.

O subitem energia elétrica residencial, em função do reajuste anual (10,43%) autorizado pela ANEEL, teve alta de preços na ordem de 10,74%, e, sem dúvida, teve impacto acentuado não somente na elevação de preços dentro desse grupo de despesa como para o IPCA final. Há de se destacar que esse importante subitem de despesa dentro do orçamento das famílias residentes em São Luís, nos últimos 2 meses, teve alta acumulada de 18,53%. O 2º grupo de despesa que teve impacto mais acentuado para esse aumento de preço ao consumidor foi transportes (1,30%;
0,24 p.p.de impacto).

Como a taxa de variação de preços do mês de setembro (1,30%) foi superior á taxa do mês de agosto (+0,68%), podemos dizer que houve uma aceleração no aumento de preços em São Luís relativo a esse grupo de despesa. Dentre os subitens que compõem o agrupamento transportes, os que mais impacto tiveram para proporcionar esse comportamento de alta de preços ao consumidor no mês de setembro foram: motocicleta (+3,52%), óleo diesel (+13,91%), conserto de automóvel (+2,08%) e emplacamento e licença de veículos (+1,73%).

Em relação aos combustíves de veículos, ainda reverberou em setembro aumento de preços ocorridos em agosto junto às refinarias. Nos últimos 3 meses, julho a setembro, em São Luís, o item combustíveis de veículos acumulou alta de +9,24%, ao passo que, no Brasil, essa elevação de preços foi de +7,89%.

Todavia, somente o óleo diesel no bimestre agosto e setembro teve aumento acumulado de preços, em São Luís, de +27,59%, e, no Brasil, +19,51%. Notou-se, uma vez mais, queda de preços dentro do grupo de despesa alimentação e bebidas, grupo esse de relevância para as famílias de menor poder aquisitivo. Desta feita, em setembro, de -0,55%. Já são 5 meses consecutivos de recuo de preços em São Luís, conforme medição através do IPCA do IBGE. Nesses 5 meses de queda de preços, há um acumulado deflacionário de -4,41%. Todavia, dentro do grupo de despesa alimentação e bebidas, a elevação de preços em alguns subitens teve impacto na composição final da inflação em São Luís no mês de setembro. Foram os casos, por exemplo, do arroz (+4,09%), peixe-tambaqui (+3,60%), banana prata (+3,19%) e óleo de soja (+4,60%)

O IPCA acumulado em 12 meses, tanto no Brasil como um todo, média das 16 regiões de pesquisa do IBGE, quanto em São Luís, que vinha em movimento descendente constante desde o meado de 2022, assim permanecendo até o meado de 2023, começou, a partir de julho, ambos os recortes territoriais, a ter um comportamento ascendente de preços ao consumidor, com a curva voltando-se para cima.

Vale lembrar que o teto da meta inflacionária, conforme balizamento estabelecido pelas autoridades monetárias brasileiras, para o ano de 2023, é de 4,75%.

Fonte: Superintendência Estadual do IBGE

Artigo anteriorAssembleia se posiciona sobre caso Daniel Brandão
Próximo artigoDesembargador Paulo Velten é eleito para o TRE-MA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui