O vice-governador e secretário estadual de Educação, Felipe Camarão (PT), foi o entrevistado do quadro Hora da Política, exibido toda segunda-feira, quarta-feira e quinta-feira, às 13h, no programa Hora da Verdade, da TV Guará – canal 23.1, na TV Aberta; e nos canais Maxx 21; SKY HD 323; Claro 23; e Claro HD 523.
O petista fez um balanço do trabalho executado na SEDUC ao longo de seis anos; divulgou novas metas que pretende alcançar neste novo momento; e descartou qualquer possibilidade de concorrer no pleito do ano que vem.
“Estou me preparando, ajudando o governador. Nós temos muito o que fazer até 2026. Se ele assim desejar e sair para concorrer ao Senado, eu terei a honra de governar o Maranhão e obviamente serei candidato a reeleição. Senão, a gente vai pensar em algum outro plano, mas só em 2026 que eu vou disputar eleição de novo. 2024 eu não disputo, mas estarei aqui no Maranhão presente em todas as cidades ajudando o meu partido; ajudando o nosso campo político progressista; a federação PT/PC do B/PV; o PSB que é o partido do governador e do senador Flávio Dino. Sempre seguindo a orientação destes dois líderes”, afirmou.
Camarão avaliou que o setor educacional do Estado avançou muito nos seis anos do governo Flávio Dino, destacando, por exemplo, implantação de IEMAS; de Escolas em Tempo Integral; mais de 100 Bibliotecas Públicas; e construção ou reforma de 1.500 unidades de ensino, através do programa Escola Digna.
Prova disso, de acordo com ele, é que o IDEB do Estado passou de 2.8 para 3.7, se estabelecendo como o terceiro melhor do Nordeste.
“Começamos a avançar também com foco na aprendizagem dos estudantes. Fizemos muito e, claro, que ainda é necessário fazermos mais. Um exemplo disso é o CAIC da Cidade Operária. Lá, iremos implantar um IEMA em breve”.
Objetivando erradicar, por completo, o analfabetismo no Maranhão – com foco na idade escolar correta e em ações direcionadas para jovens, adultos e idosos – o vice-governador e secretário informou que, em parceria com a União, o Governo do Estado construíra 100 novas escolas em tempo integral, por exemplo.
Ressaltou, também, a parceria entre os Governos Federal, Estadual e Prefeituras no sentido de que seja fortalecido diariamente um pacto pela alfabetização dos maranhenses que ainda necessitam.
Felipe Camarão destacou iniciativa do Ministério da Educação que, recentemente, anunciou a retomada de 600 obras no setor educacional que estavam paralisadas no Estado.
Ele também tratou do projeto Terceirão Não Tira Férias, cujas aulas tiveram início hoje e que beneficiará cerca de 30 mil alunos da rede estadual de ensino.
Abaixo, confira a entrevista na íntegra: