A eleição para o comando da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), biênio 2025/26, permanece movimentando os bastidores políticos que envolvem prefeitos e prefeitas, dentre eleitos e reeleitos.
O deputado estadual Roberto Costa (MDB), eleito prefeito de Bacabal, segue como franco favorito para encabeçar uma candidatura única à presidência com a chancela do Palácio dos Leões.
Além do governador Carlos Brandão (PSB), que reuniu na última segunda-feira, durante almoço, presidentes de partidos que lhe prestam apoio, oportunidade na qual ratificou apoio a Costa, o ainda parlamentar conta com as adesões da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), cujo grupo político saiu fortalecido e ampliado das urnas; e do presidente do emedebismo no Estado, Marcus Brandão, que viu o seu partido sair de sete prefeituras para 37.
O próximo prefeito de Bacabal vem, diariamente, recebendo novas manifestações de apoio, como foi o caso do prefeito reeleito de Pastos Bons, Enoque Mota (MDB), que abdicou da candidatura para entidade.
No entanto, três gestores, todos também reeleitos, ainda mantém seus projetos, pelo menos por enquanto.
Tratam-se de Belezinha (PL), prefeita de Chapadinha e projeto do grupo do deputado federal Josimar de Maranhãozinho; Bruno Silva (PP), de Coelho Neto; e Kabão (MDB), de Cantanhede.
Este último, que preside o Consórcio Público Conlagos, que reúne 24 municípios consorciados, reuniu apoiadores, ontem, oportunidade na qual ratificou sua candidatura.
A eleição para a nova diretoria da Federação só acontece em janeiro e, até lá, Executivo e Legislativo, juntos, trabalharão pela pacificação e unidade.
E, este, é o cenário que deverá prevalecer.