A CNN divulgou, nesta sexta-feira, resultado do chamado agregador de pesquisas Ipespe Analítica que mensurou a preferência do eleitorado em várias capitais, dentre elas São Luís.
O resultado é parecido com pesquisas de intenção de voto já divulgadas e que atestam segundo turno no maior colégio eleitoral do Maranhão.
O prefeito Eduardo Braide (PSD), que tentará renovar o mandato, aparece liderando com 31%.
Em segundo lugar está o deputado federal Duarte Júnior (PSB) com 23%.
O ex-presidente do Procon é apoiado pelo governador Carlos Brandão (PSB) e outros agentes do seu grupo – reveja, reveja e reveja.
O ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior (sem partido), que não deverá participar da disputa, marcou 9%.
Ele é seguido de perto pelo deputado estadual e pré-candidato do União Brasil, Neto Evangelista, que pontuou com 8%.
O deputado estadual Wellington do Curso, que ainda busca um partido que dê sustentação ao seu projeto, cravou 7%.
O agregador de pesquisas desenvolvido pelo Ipespe Analítica é um algoritmo que projeta a intenção de voto para prefeito a partir de levantamentos feitos por diversos institutos.
Não é apenas somar os números e obter uma média.
A metodologia usa estatística bayesiana e técnicas de aprendizado de máquina (machine learning). Leva em conta, por exemplo, o período em que as entrevistas foram feitas – quanto mais recentes, maior o peso no cálculo –, assim como o histórico dos institutos.
Trata-se de uma fotografia mais precisa do cenário eleitoral, quando comparado às pesquisas de forma individual. Isso porque, como ainda se trata de pré-candidaturas, pode haver diferença na lista de nomes apresentados aos entrevistados. Além disso, o agregador atualiza os dados tão logo seja divulgada uma nova pesquisa e permite a comparação ao longo do tempo na série histórica.