Início Sem categoria Campanha alerta sobre sinais para identificar abuso sexual de crianças

Campanha alerta sobre sinais para identificar abuso sexual de crianças

“Eu estou atento aos sinais”. Com essa frase de alerta, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) inicia campanha de sensibilização e mobilização no combate a violência sexual infantil, em alusão ao Dia Nacional de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, em 18 de maio.

A campanha de 2022 – organizada pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) – visa alertar aos sinais que podem ser indícios de abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes, com a divulgação nas mídias sociais do Tribunal (@tjmaoficial) e disponibilização de material para download, além de sinalizar o canal “Disque 100” para a denúncia.

De acordo com os dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), de julho de 2020 a dezembro de 2021, foram recebidas 121.700 denúncias de violações de direitos humanos que envolvem vítimas entre 0 e 19 anos. Os dados foram extraídos dos serviços do Disque 100 e do Ligue 180.

Segundo informações da CIJ, o desenvolvimento do tema “Eu estou atento aos sinais” compreende colocar a sociedade, a família, o Estado e o indivíduo como responsáveis pela proteção integral, assegurada às crianças e adolescentes e os meios para viverem sem violência (artigo 227 da Constituição Federal).

O pronome “Eu” no início da frase foi propositalmente escolhido com o objetivo de todos os cidadãos e cidadãs perceberem-se como responsáveis e, portanto, incluírem-se como agentes nessa garantia de direitos.

A partir desta terça-feira (10), será disponibilizado para DOWNLOAD o material completo da Campanha Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes – Eu estou atento aos sinais no Portal do Judiciário, na aba Mídia – Campanhas.

Artigo anteriorDia das Mães é comemorado em grande estilo em Tuntum
Próximo artigoCorretor de imóveis é assassinado no bairro da Cohama, em São Luís

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui