Nesta sexta-feira (13), a Câmara Municipal de São Luís realizou a entrega do Título de Cidadão Ludovicense ao Dr. José Albuquerque de Figueiredo Neto, presidente do Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA).
A honraria foi proposta pelo vereador Dr. Gutemberg (Republicanos), por meio do Decreto Legislativo nº 71/2021, em reconhecimento aos serviços prestados pelo médico à saúde pública e à formação de profissionais na capital maranhense.
Reconhecimento – A homenagem, que contou com a presença de familiares, amigos e profissionais da área de saúde, celebrou a trajetória de mais de três décadas de dedicação à medicina e à melhoria da saúde pública em São Luís. Durante a cerimônia, o vereador Dr. Gutemberg ressaltou a importância do trabalho de Dr. José Albuquerque na formação de novos médicos e na gestão de importantes instituições de saúde, destacando que a cidade de São Luís muito se beneficia de sua atuação.
O Título de Cidadão Ludovicense é um reconhecimento do trabalho do médico na vida dos ludovicenses, tanto como profissional de saúde quanto como educador e líder de classe.
“Essa Casa, dentre suas atribuições, tem como competência homenagear as pessoas que contribuem com a nossa cidade, e é a razão maior deste título, que é um dos mais importantes dos concedidos pela Câmara. É uma forma de reconhecer o imenso trabalho do nosso homenageado pela Saúde em nosso estado”, afirmou.
O novo cidadão de São Luís, Dr. José Albuquerque, agradeceu a homenagem e iniciou seu discurso engrandecendo a importância de São Luís em sua trajetória. “Sou um grande apaixonado por essa cidade. A partir deste instante sou, oficialmente, um ludovicense. Como diria Mário Quintana, o nosso lar é onde somos honrados, e eu me sinto imensamente honrado por estar aqui hoje para receber essa honraria. É um momento ímpar, um dos mais felizes de toda a minha vida. Recebo essa homenagem com muita humildade”, declarou.
Trajetória – Natural de Garanhuns, Pernambuco, Dr. José Albuquerque de Figueiredo Neto nasceu em 14 de fevereiro de 1964. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba em 1987 e, desde 1992, reside em São Luís, onde se consolidou como uma das referências na área de cardiologia. Com residência em Clínica Médica e Cardiologia pelo Hospital das Clínicas e Instituto do Coração (InCor) da USP, concluiu o doutorado em Cardiologia pela Universidade de São Paulo em 2002 e um pós-doutorado pela Escola Paulista de Medicina.
Atualmente, Dr. Figueiredo é Professor Titular de Cardiologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde leciona as disciplinas de Espiritualidade e Saúde, Bioética e Práticas Médicas. Ele orienta mestrandos e doutorandos nos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Saúde do Adulto da instituição. Além disso, é membro ativo do Conselho Regional de Medicina do Maranhão e integra a Academia Maranhense de Medicina e a Academia Maranhense de Ciências.
O homenageado presidiu a Associação Médica do Maranhão até 2023 e, atualmente, ocupa a presidência do CRM-MA para o quinquênio 2023-2028. Reconhecido por sua competência e contribuição ao desenvolvimento da medicina no estado, continua atuando em áreas como insuficiência cardíaca, hipertensão arterial e saúde da mulher. Paralelamente, cursa Doutorado em Bioética pela Faculdade do Porto, em Portugal.