O governador Carlos Brandão (PSB) confirmou, nesta quarta-feira, que a Avenida Litorânea, um dos mais belos cartões postais de São Luís, será prolongada até o bairro do Araçagi, no município vizinho de São José de Ribamar.
A informação foi prestada pelo socialista durante entrevista à TV Mirante, oportunidade na qual ele tratou das parcerias que serão firmadas pela sua gestão com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estará na capital maranhense nesta sexta-feira (21), às 15h.
“Hoje, a Avenida Litorânea tem cerca de sete quilômetros, chegando até o Olho d’Água. Por meio desta nova parceria com o Governo Federal vamos construir mais cinco quilômetros, chegando até o Araçagi. Esta será uma via paralela a Avenida dos Holandeses, melhorando em 40% a mobilidade urbana em toda aquela região, beneficiando os quatro municípios da Grande Ilha”, informou Brandão.
O investimento, de acordo com ele, será da ordem de R$ 250 milhões.
Durante a visita, Lula também autorizará o início das obras de construção da Linha de Transmissão Graça Aranha (MA)/Silvânia(GO), que será a primeira linha de transmissão de energia 100% renovável do estado.
“Esta é uma das maiores obras do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]. Somente o trecho maranhense desta linha terá 600 quilômetros, passando por 14 municípios. É um investimento de 18 bilhões que vai gerar cerca de 12 mil empregos diretos e indiretos, a maioria no Maranhão”, disse o governador.
Outra ação importante da agenda do presidente Lula em São Luís será a assinatura da renovação da concessão do Porto do Itaqui por mais de 25 anos.
“Portanto, esta é mais uma medida importante para o desenvolvimento do Maranhão. O Porto do Itaqui, em breve, iniciará a construção de mais um berço, o 98, com investimentos da ordem de R$ 300 milhões em recursos próprios do porto, o que vai ampliar as atividades operacionais”, adiantou.
O governador Carlos Brandão informou, ainda, que na mesma solenidade será assinada a autorização para complementar o Programa Luz Para Todos.
No Estado, cerca de 9 mil famílias ainda não têm acesso a energia elétrica, sobretudo nas áreas rurais dos municípios do interior, que serão a prioridade nesta nova etapa do programa social.
Será assinada, também, uma parceria com os municípios, por meio do Ministério do Esporte, para a construção de areninhas esportivas, beneficiando 31 cidades maranhenses, garantindo espaços qualificados para prática esportiva e atividades de lazer.