O governador Carlos Brandão (PSB) anunciou nesta manhã, em postagem nas redes sociais, que afastou três policiais militares de suas funções que foram denunciados, na noite deste último domingo, 15, em uma reportagem do Fantástico, da Rede Globo, sobre compra de veículos de luxo utilizando alvarás que devem ser concedidos somente a taxistas – reveja e reveja.
Foram afastados os coronéis da Polícia Militar do Maranhão, Mário Sérgio Cutrim dos Santos, comandante do Batalhão de Polícia Ambiental; Rômulo Henrique Araújo da Costa; e Paulo Fernando Moura Queiroz, este último comandante-geral da PMMA.
Assumiu em seu lugar o coronel Pitágoras Mendes Nunes
A matéria, feita com base em investigação do Ministério Público, mostrou que os três tiveram isenções fiscais ao adquirirem automóveis utilizando registros de taxistas expedidos pelas Prefeituras de Bacabal e Colinas.
“Para que as apurações se concluam com a maior brevidade e total isenção, informo que o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Fernando, foi afastado de suas atividades, juntamente com todos os demais membros da Polícia Militar envolvidos na investigação sobre aquisição de placas ilegais de táxi. O caso deve ser apurado com todo o rigor necessário. Assume o Comando-Geral da PM o coronel Pitágoras Mendes Nunes”, disse o governador.
Um auditor do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) e uma servidora do próprio MPMA também foram alcançados pela equipe do Fantástico na mesma situação dos militares.