O deputado estadual Fernando Braide (PSD) foi o entrevistado do programa Ponto de Vista, que vai ao ar toda terça-feira e quinta-feira, às 18h15, na TV Guará – canal 23.1, na TV Aberta; e nos canais Maxx 21; SKY HD 323; Claro 23; e Claro HD 523.
O parlamentar fez um balanço do primeiro ano do seu mandato na Assembleia Legislativa; explicou seu posicionamento contrário ao aumento de impostos no Estado; e falou sobre a sucessão do seu irmão, Eduardo Braide (PSD), em São Luís no ano que vem, por exemplo.
Questionado sobre a possibilidade do prefeito da capital retirar do seu secretariado seu companheiro de chapa para concorrer à reeleição, cenário que já foi revelado pelo editor do Blog, o parlamentar disse que este assunto só deverá ser definido, provavelmente, no mês de junho e deixou claro sua preferência pela manutenção na futura chapa da atual vice-prefeita, Esmênia Miranda (PSD).
“Tem um grande favoritismo meu por ela. No entanto, só será decido em junho, acredito”, disse.
Fernando ratificou ser contrário o aumento de impostos e, por este motivo, votou contra projeto de lei, aprovado na Alema recentemente, que autorizou o Governo a reajustar alíquota do ICMS sobre itens e serviços.
Explicou que se absteve de votar em outro projeto aprovado, autorizando o Governo a contrair empréstimo de R$ 350 milhões junto ao BNDES, porque a matéria chegou no plenário muito rapidamente e ele não teve tempo de analisa-la de forma mais detalhada.
Fernando disse que houve uma reclamação muito grande de deputados sobre este projeto em específico porque praticamente todos foram pegos de surpresa.
A respeito de uma Ação Judicial de Investigação Eleitoral que tramita no TRE/MA pedindo a cassação da chapa de deputado estadual do PSC, partido pelo qual ele foi eleito em 2022, Fernando criticou os autores da contestação judicial, que aponta suposta fraude à cota de gênero, e garantiu que sua defesa comprovará que não houve nenhum tipo de ilicitude.
O julgamento da Ação, vale destacar, está marcado para ter início dia 18 de dezembro.
O deputado elogiou a administração do irmão, avaliando que algumas alterações realizadas no primeiro escalão da Prefeitura, além de caráter político, atendem, principalmente, os requisitos de capacidade técnica e de manutenção da boa gestão.
Ele classificou o seu primeiro ano na Assembleia como de muito sucesso, tendo apresentado projetos importantes no campo do empreendedorismo e economia; e viabilizado recursos, através de emendas parlamentares para a APAE, Hospital Aldenora Belo; além de setores como cultura e educação.
Sobre recente reunião do governador Carlos Brandão (PSB) com Eduardo Braide, no Palácio dos Leões, o deputado disse que não participou da mesma e que soube que o caráter foi institucional.
No entanto, não descartou uma composição entre os dois políticos, ressaltando que o grupo do governador é muito grande e esta decisão, primeiramente, tem que ser discutida e deliberada pelos chamados brandonistas.
Clique Aqui e assista a entrevista.