A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet), assinou com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) Termo de Cooperação Técnica para a implantação de cursos a distância na área do turismo.
Conforme o termo, são três cursos a serem implantados: Roteirização Turística no Maranhão (40h); Turismo de Base Comunitária (40h); e Condução de Visitantes em Ambientes Naturais (40h), que estarão à disposição dos candidatos com vocação na área.
Nesse primeiro momento, os cursos em questão, que funcionarão no formato a distância a partir do ano que vem, são direcionados a gestores públicos do turismo, gestores e colaboradores de hotéis, agências de viagens e receptivos, guias de turismo, condutores de passeios e artesãos.
“Essa é uma grande parceria de construção de conhecimento que capacita e possibilita novas oportunidades. Capacitando-se para o turismo, você consegue fazer com que a sua região, o seu município, possa se desenvolver. São muitos os efeitos positivos que surgem a partir disso. Nós pretendemos, num futuro próximo, alcançar todos os municípios turísticos”, destacou a secretária estadual de Turismo, Maria do Socorro Araújo.
O reitor Walter Canales considerou a cerimônia muito proveitosa, tendo em vista unir a Uema e a Setur na assinatura de um acordo em que se realiza um grande trabalho de capacitação de técnicos para atuar em vários municípios na recepção do cidadão que pretende visitar o estado do Maranhão. “É muito importante não apenas ter as belezas naturais, mas também pessoal preparado para receber o turista que vem usufruir desse precioso segmento em nosso estado”, comentou o professor Walter.
De acordo com a secretária Maria do Socorro Araújo, o Governo, através da Setur, já está presente em 9 polos no estado, abrangendo 58 municípios, visando o aprimoramento de habilidades e competências dos profissionais que atuam nas atividades turísticas, aqueles que fazem parte do Mapa do Turismo no Maranhão.
Para ela, a parceria com o Uemanet traz uma nova oportunidade para esses profissionais, e a principal vantagem é a possibilidade do aluno acessar o ambiente virtual de sua própria casa, por meio de seu smartphone ou computador.