Início Sem categoria Obras da Ponte sobre o Rio Preguiças são retomadas

Obras da Ponte sobre o Rio Preguiças são retomadas

Após decisão judicial proferida nesta segunda-feira (11), a Secretaria de Estado da Infraestrutura do Maranhão (Sinfra-MA) retoma as obras de construção na ponte sobre o Rio Preguiças, em Barreirinhas, que dá acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

A Ordem de Serviço para reinício da construção foi assinada na manhã de terça-feira (12), pelo secretário da Sinfra, Aparício Bandeira.

A obra foi paralisada em abril deste ano pela Justiça Federal, que concedeu liminar pretendida pelo Ministério Público Federal (MPF), em razão da deficiência de estudos ambientais e da falta de autorização pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Apesar da licença ambiental conferida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o ICMBio ainda solicitava estudos de impacto ambiental na região.

Além de modernizar Barreirinhas, a ponte sobre o Rio Preguiças vai impactar diretamente a vida de milhares de moradores da região e turistas que lotam a cidade para conhecer as lagoas e dunas dos Lençóis Maranhenses. Com 240 metros de extensão e toda revestida de concreto, a ponte foi paralisada já em fase avançada e vai dar acesso ao outro lado da cidade, fazendo ligação entre a zona urbana e a zona rural. A estrutura contará com pista de rolamento para veículos, pista para pedestres e ciclovia.

“A reformulação dos estudos ambientais para atender às exigências de preservação do meio ambiente veio para melhorar, ainda mais, a nossa atenção e o desempenho das nossas atividades nos serviços dessa grande obra”, destacou o secretário Aparício Bandeira.

Fazem parte da reformulação dos estudos de impacto ambiental: construção de guaritas do controle de acesso para monitorar o trânsito de pessoas e veículos no Parque Nacional; elaboração e implementação de estudos de sinalização dos limites do Parque com colocação de marcos de concreto com placas de advertências e proibições para promover a preservação do meio ambiente; implementação de projeto de sinalização do sistema viário nas zonas de dunas para facilitar o deslocamento dentro do sistema de amortecimento do Parque; melhoramento do acesso ao povoado Atins para que se torne trafegável durante o ano todo, inclusive no período chuvoso; registro de construções existente em áreas quilombolas; reordenamento dos acessos ao Parque para diminuir o impacto sobre as dunas e zonas de amortecimento; aumento da fiscalização sobre obras e empreendimentos locais; implementação de infraestrutura de tratamento de esgoto sanitário e logística de coleta de resíduos sólidos urbanos com destinação final correta.

A ponte conta com 12 metros de largura e tem previsão de entrega para junho de 2024, melhorando o acesso ao principal destino do turismo no estado.

Artigo anteriorEm Caxias, PF realiza operação para combater abuso sexual infantil
Próximo artigoDeputada Iracema lança projeto “Vale Cuidar” em Barreirinhas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui