Considerada a maior feira agropecuária do estado, teve início na tarde deste domingo (31), em São Luís, a 65ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) no Parque Independência, no São Cristóvão.
Com apoio do Governo do Estado, o evento é realizado pela Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem) e conta com uma vasta programação até o dia 7 de setembro, incluindo exposições de animais, leilões, capacitações e atrações culturais com shows de artistas nacionais e locais.
O secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, esteve presente na abertura do evento representando o governador Carlos Brandão, e destacou a representatividade da edição deste ano, a primeira após o Maranhão conquistar o status de Zona Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação, o que permite a comercialização da carne bovina maranhense para mercados internacionais.
“São vários anos de articulação, desde que o Brandão era chefe da Casa Civil, e o destino quis que ele como governador conseguisse esse título tão importante que vai melhorar a nossa exportação para o mundo todo. Então, viemos prestigiar esta festa tão linda que gira a nossa economia. Podemos ver que o parque está cheio como um espaço familiar. Temos também muita gente fazendo negócios. Essa é a nossa intenção, fomentando esses eventos em todo o estado”, frisou Orleans Brandão.
Durante a solenidade de abertura do evento, o presidente da Ascem, Ricardo Ataíde, lembrou que ao longo dos anos a Expoema tem sido uma vitrine dos avanços da agricultura e pecuária no estado e que a edição deste ano tem como marca a conquista do status de Zona Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação, condição que possibilita a abertura de novos mercados para a produção maranhense.
“Esses anos todos estão sendo consagrados com cada vez mais melhoramento genético na bovinocultura no estado, tanto de corte quanto de leite. Além disso, a parte da pecuária tem crescido cada vez mais e a Expoema é palco de todo esse crescimento. Hoje o Maranhão é zona livre de aftosa sem vacinação. É um reconhecimento internacional com muito esforço no dia a dia do produtor e não poderia deixar de agradecer ao governador Brandão por ter nos apoiado e aparelhado an Aged”, destacou.
Cerca de 30 órgãos da gestão estadual estarão presentes na Expoema levando orientação e informações sobre ações e serviços públicos, especialmente na área do setor primário, que inclui a agricultura, pecuária, extrativismo e pesca. Também será possível conhecer outras experiências importantes para o desenvolvimento do estado, como o trabalho desenvolvido pelo Porto do Itaqui, Investe Maranhão, Secretaria de Estado da indústria e Comércio, entre outras.
O evento também movimenta a economia e representa para muitos trabalhadores novos horizontes, como é o caso dos beneficiários do programa estadual Mais Renda.