Início Sem categoria Ascem homenageia Brandão por Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação

Ascem homenageia Brandão por Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação

Neste domingo (15), o governador Carlos Brandão foi homenageado pela Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem) pela conquista para o Maranhão da Certificação Internacional de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação.

A solenidade aconteceu no Parque Independência, em São Luís, onde anualmente acontece a maior feira agropecuária do estado, a Expoema.

O governador Carlos Brandão recebeu uma placa de honra ao mérito aprovada por unanimidade pela diretoria e associados da Ascem em reconhecimento pela sua ativa atuação para a conquista do Certificado Internacional de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, no dia 6 de junho, em Paris, França.

Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão ressaltou que a certificação internacional é resultado do trabalho feito pelo Governo do Estado em parceria com o setor produtivo do estado. “O Maranhão já tinha certificação nacional e, para coroar todo esse processo, obtivemos também, ao lado do presidente Lula, a certificação internacional. Isso só foi possível graças a uma grande parceria. Nós recebemos um check-list do Ministério da Agropecuária de ações que precisávamos executar e seguimos à risca. Os produtores rurais foram fundamentais, pois cumpriram todas as orientações dadas pela Aged e agora temos essa certificação internacional”, pontuou Brandão.

Brandão também falou das novas perspectivas econômicas para o setor com a certificação. “A partir de agora as portas do Maranhão estão abertas para o mundo. Poderemos vender carne bovina e suína para todos os mercados internacionais. Com essa certificação, novas redes de frigoríficos vão se interessar em investir no nosso estado, pois, além da certificação, temos um grande porto, que é um grande diferencial logístico no transporte da carne. Com isso, o setor pecuarista do estado vai crescer, gerando emprego, renda e desenvolvimento econômico e social”, avaliou.

Ricardo Ataíde, presidente da Ascem, classificou a certificação internacional como um grande momento para a história do estado e o setor pecuarista. “A partir de agora o setor pecuarista, sobretudo a bovinocultura de corte, vai poder empreender novos negócios, conquistando novos mercados com um gado com cada vez mais qualidade. O empreendedorismo rural sai muito fortalecido, abrindo mais oportunidades de investimentos, postos de trabalho e mais avanços no setor”, assinalou.

A presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), Jucielly Oliveira, afirmou que a certificação internacional reposiciona o Maranhão no mercado. “Com esse novo status colocamos o Maranhão no cenário mundial, trazendo valorização, não só para o rebanho maranhense, mas também para todos os produtos gerados pela bovinocultura do nosso estado. É o Maranhão e o agronegócio avançando cada vez mais, gerando emprego, renda e aumentando seu potencial econômico”, disse.

Artigo anteriorAssembleia concede medalha ‘Canhoteiro” ao Professor Miranda
Próximo artigoCom presença de Orleans Brandão, Barreirinhas inaugura novo Centro Administrativo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui