O secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, confirmou nesta terça-feira (15), em entrevista a Rádio Mirante News, qual é o seu projeto político prioritário para 2026.
Filiado ao MDB, partido presidido pelo seu pai, Marcus Brandão, atual diretor de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa, o jovem político disse que pretende concorrer a uma das 18 vagas para o cargo de deputado federal.
Orleans, nos bastidores, é citado como possível candidato a vice-governador em uma chapa que poderá ser encabeçada pela deputada Iracema Vale (PSB), presidente da Alema, caso o governador Carlos Brandão (PSB), seu tio, decida permanecer até o fim do mandato, abdicando, desta forma, de disputar o Senado.
Ao fazer um balanço positivo do seu grupo em relação ao pleito municipal, quando 157 prefeitos e prefeitas aliados foram eleitos ou reeleitos, além do fato do MDB ter saído de sete Prefeituras para 37, Orleans também comentou sobre a eleição para o comando da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), cuja eleição para o biênio 2025/26 acontece em janeiro.
Ele confirmou que o Palácio dos Leões nutre simpatia pela candidatura do ainda deputado estadual e prefeito eleito de Bacabal, Roberto Costa, também do MDB.