Os conselheiros Washington Oliveira e Marcelo Tavares estão disputando a eleição que definirá, na próxima quarta-feira, dia 14, a presidência do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) para o biênio 2023/24.
Atual presidente, eleito ano passado, Oliveira, de acordo com o que foi apurado pelo editor do Blog, tenta desfazer um cenário que aponta para vitória de Tavares, que ingressou na Corte também em 2021.
Dos sete votos disponíveis, o ex- deputado estadual já contaria com quatro – incluindo o dele próprio.
A chapa encabeçada por Marcelo Tavares, inclusive, já estaria fechada com os seguintes nomes: Jorge Pavão (vice-presidente), Raimundo Oliveira (corregedor) e Álvaro Ferreira (Ouvidor).
Tanto Washington, quando Marcelo, ingressaram no Tribunal através de indicação da Assembleia Legislativa referendada pelo Palácio dos Leões.
O atual presidente, em 2013, era vice-governador pelo PT na gestão de Roseana Sarney (MDB).
Já Tavares, estava licenciado do cargo de deputado e exercia o cargo de chefe da Casa Civil do então governo Flávio Dino (PSB).
Vale destacar, ainda, que em janeiro o conselheiro Edmar Cutrim completará 75 anos e se aposentará compulsoriamente.
Sua vaga também será de indicação da Alema e, nos bastidores, as movimentações são frenéticas.
Hoje, o nome mais forte para contar com a chancela do governador é o do seu sobrinho, Daniel Itapary Brandão, atual secretário de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais.