Início Sem categoria Tiago Fernandes apresenta relatório do quadrimestre anterior na Comissão de Saúde da...

Tiago Fernandes apresenta relatório do quadrimestre anterior na Comissão de Saúde da Alema

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, apresentou o 2⁰ e 3⁰ Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) referente aos meses de maio a agosto, e de setembro a dezembro do ano de 2024, para a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema).

O gestor estadual destacou na reunião os resultados dos investimentos do Governo do Estado na rede de saúde, e afirmou o compromisso com a entrega de serviços, equipamentos e a melhoria dos indicadores de saúde.

“Positivamente apresentamos indicadores referentes à redução das mortalidades, em especial do infarto agudo do miocárdio e de acidente vascular cerebral. São pontos que o governador Carlos Brandão colocou como prioridade do Programa Cuidar de Todos, lançado em 2023, mas sobretudo também a demonstração do nosso compromisso com a facilitação do acesso ao serviço público de saúde. Agradeço a oportunidade de poder fazer a apresentação do relatório aos deputados, bem como acolher as sugestões por eles feitas de serviços que estão dentro dos territórios para que juntos possamos continuar a construção deste SUS efetivo”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Entre os indicadores apresentados na sessão, estão o de nascidos vivos, taxa de mortalidade infantil, taxa de mortalidade materna, de mortalidade por infarto agudo do miocárdio, por acidente vascular cerebral (AVC) e vítimas de acidente de trânsito com motocicleta.

Segundo dados do Sistema Informação Hospitalar (SIH), as principais causas de internação no ano de 2024, foram: gravidez, parto e puerpério; doenças infecciosas e parasitárias; doenças do aparelho digestivo; lesões, envenenamento e causas externas; doenças do aparelho respiratório; doenças do aparelho geniturinário; doenças do aparelho circulatório; e neoplasias (tumores).

Na ocasião, o secretário Tiago Fernandes destacou as entregas de serviços e equipamentos de saúde feitas pelo Governo do Estado durante o 2⁰ e 3⁰ quadrimestre de 2024. Entre elas está o Centro de Hemodiálise de Grajaú, Unidade Sorrir de Coroatá, o serviço de credenciamento do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) para transplante de fígado e rim, a segunda sala de hemodinâmica do HCM e a realização da primeira cirurgia de laqueadura por videolaparoscopia realizada pela Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA).

Ainda no mesmo período, o governo entregou novos serviços no Hospital e Maternidade de São Mateus, entre os quais estão endocrinologia, cirurgia geral e neuropediatria com exame eletroencefalograma, além de cirurgias eletivas de hérnia, vesícula, histerectomia e de períneo.

Também foi destaque na apresentação o quantitativo de 310 mil atendimentos realizados pelo “Programa Cuidar dos Olhos” e os 121 mil óculos novos distribuídos pela iniciativa estadual. No âmbito do “Programa Cirurgias – Aqui a fila anda”, a SES realizou 870 mil procedimentos entre os anos de 2022 e 2024, destes 310 mil somente em 2024.

No âmbito do fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS), o governo realizou o 1⁰ Congresso Cuidar de Todos, que contou com a participação de mais de 2.100 pessoas, entre prefeitos, gestores, trabalhadores e profissionais da saúde, no Hotel Blue Tree, em São Luís. Já no aspecto da prevenção às zoonoses, o eixo Saúde Animal, realizou 9.147 ações no ano passado.

A apresentação do 2º e 3º Quadrimestre também destacou os dados referentes à Vigilância em Saúde, com 69.442 pessoas atendidas pela Força Estadual de Saúde do Maranhão (FESMA) e 100.607 exames feitos pelo Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório Central do Maranhão (IOC/LACEN-MA).

Quanto à Atenção Especializada, o governo obteve 87% de regulações atendidas, 379.301 procedimentos realizados pelas Unidades do Sorrir, 1.682 tratamentos fora do domicílio (TFD) feitos, 4.436 gestantes de alto risco atendidas por serviço de pré-natal na Rede Estadual de Saúde e aumento de 107% de doadores efetivos de órgãos e tecidos em relação a 2023.

No âmbito da assistência da Hemorrede do Maranhão, a SES realizou 966.111 exames, 57.422 bolsas de sangue coletadas e 27.768 atendimentos médicos multidisciplinares. Na assistência farmacêutica, a gestão fez 226.961 atendimentos com medicamentos e 7.594 atendimentos com fórmulas infantis especiais.)

Artigo anteriorInaugurada praça Professora Tia Roxa no bairro Turu
Próximo artigoPenha promove capacitação em Primeiros Socorros para colaboradores do Projeto Superação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui