Início Sem categoria Tiago Fernandes acompanha mutirão de cirurgias oftalmológicas

Tiago Fernandes acompanha mutirão de cirurgias oftalmológicas

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, acompanhou o segundo dia do mutirão de cirurgias oftalmológicas de catarata e pterígio, realizadas neste sábado (2), no Hospital Nossa Senhora do Rosário, no município de Rosário.

O Governo do Maranhão vem realizando mutirões de cirurgias em diversas regiões do estado.

O gestor da pasta da saúde falou do compromisso do governador com os maranhenses. “Estamos trabalhando para redução de filas e agora contemplamos os 12 municípios da regional do Munin. Por determinação do governador Carlos Brandão, que se comprometeu em cuidar de todos os maranhenses, vamos percorrer todo o Maranhão”, afirmou.

Os pacientes atendidos foram triados no último dia 21 de agosto. A previsão é que sejam realizados 120 procedimentos durante o sábado. Somadas às cirurgias realizadas na segunda-feira (28) de agosto – primeiro dia do mutirão, devem ser assistidas 240 pessoas, como o aposentado, Edivaldo Braga, de 76 anos e que veio da cidade de Santa Rita para fazer cirurgia de pterígio.

“Estou muito feliz. Esperava há dois anos essa cirurgia e ela é muito cara sabe? Eu sou muito agradecido a Deus e ao governador por cuidar da minha saúde”, disse com os olhos marejados.

Sebastiana Sena, de Una dos Moraes, aguardava a cirurgia de catarata e soube do diagnóstico recentemente. “Eu não estou enxergando quase nada e parece que tem uma agulha no meu olho. Soube do problema há pouco tempo e é muito bom poder resolver logo e ter minha vista de volta”, falou.

A operação para correção da catarata, perda da transparência do cristalino, lente natural do olho, é uma das cirurgias mais realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Já o procedimento do pterígio, consiste na retirada da “pele” crescida do olho.

Os mutirões de cirurgias eletivas são de iniciativa do Governo do Estado, executados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Instituto Acqua e Instituto Vida e Saúde (Invisa), organizações responsáveis pela administração de equipamentos da rede estadual de saúde onde os procedimentos estão sendo feitos.

Artigo anteriorDivulgada lista preliminar de vagas do Vestibular ProfiTec Uema 2024
Próximo artigoDiretora de Comunicação da Alema destaca importância do 1º Seminário Nacional de Legisladoras

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui