Início Sem categoria STF marca julgamento de deputados do PL acusados de desviar emendas

STF marca julgamento de deputados do PL acusados de desviar emendas

O presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Flávio Dino, marcou para os dias 10 e 11 de março de 2026 o julgamento da ação penal que investiga três deputados do Partido Liberal (PL) réus por desvios de emendas parlamentares.

A data foi definida após pedido do relator do processo, ministro Cristiano Zanin. Foram denunciados em 2024 pela Procuradoria-Geral da República (PGR) os deputados federais Josimar Maranhãozinho (MA) e Pastor Gil (MA), além do suplente Bosco Costa (SE).

Segundo a PGR, entre janeiro e agosto de 2020, os parlamentares, com apoio de outros envolvidos, solicitaram ao prefeito Eudes Sampaio Nunes, de São José do Ribamar (MA), o pagamento de propina para liberar recursos federais.

Josimar é apontado pela Polícia Federal (PF), que conduziu a investigação, como o líder da organização criminosa, utilizando seu “know-how” na captação, na destinação e no desvio de emendas parlamentares para exigir a devolução de parte dos valores liberados.

Pastor Gil e Bosco Costa integrariam o braço político do esquema: Gil teria participação ativa na cobrança da devolução das verbas, enquanto Costa negociaria diretamente com lobistas a captação e o desvio dos recursos.

Além dos três parlamentares, a PF cita outros personagens no esquema, como o agiota conhecido como Pacovan, que atuaria na parte operacional e financeira do grupo.

“Empresta dinheiro para a organização e cobra dos prefeitos a devolução de parte dos recursos federais oriundos de emendas parlamentares, utilizando, inclusive, subordinados armados para tal fim”, descreve o relatório da PF.

Metrópoles

Artigo anteriorApós receber R$ 300 mil, Paulo Victor arquiva pedido de cassação contra Braide
Próximo artigoPresidente do Sindicato dos Rodoviários sinaliza nova paralisação da categoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui