O ex-presidente José Sarney (MDB) completou, nesta quinta-feira, 24, 95 anos de idade.
Para comemorar a data em grande estilo, o emedebista, que recuperou-se recentemente de uma Covid, reunirá cerca de 1.500 convidados, nesta noite, na Fundação da Memória Republicana Brasileira, localizada no Convento das Mercês, no Centro Histórico de São Luís.
São esperadas figuras ilustres dos cenários da política nacional e regional.
O presidente Lula não irá comparecer devido ao fato de embarcar, nas próximas horas, para o Vaticano, para participar do velório do Papa Francisco.
Nas vésperas do aniversário de 95 anos, o ex-presidente foi diagnosticado com Covid-19, mas não apresentou sintomas graves da doença. Ele foi levado a um hospital para fazer exames e permaneceu de repouso, em casa, na última semana.
Na segunda-feira (21), Sarney fez um novo teste que apontou resultado negativo para a doença e foi liberado para retomar suas atividades.
Trajetória – Nascido em 1930, José Sarney assumiu o primeiro mandato na Câmara dos Deputados em 1955. Ele se elegeu deputado por mais dois mandatos, em 1958 e 1962.
Já com uma década de vida política, foi eleito governador do Maranhão, seu estado natal, em 1965.
Após o único mandato como governador, ocupou o cargo de senador pelo Maranhão até o fim da ditadura, em 1985, mesmo ano em que se tornou candidato a vice-presidente na chapa de Tancredo Neves para as eleições presidenciais.
Com a morte de Tancredo, antes mesmo de assumir o cargo, Sarney se tornou presidente, sendo o primeiro civil a ocupar o cargo após a ditadura.
Entre os principais marcos de seu governo, está a formação da Assembleia Constituinte, que elaborou e promulgou a Constituição de 1988.
O então presidente também implementou os planos Cruzado 1 e 2, na tentativa de controlar a alta inflação acumulada durante a ditadura militar.
O último cargo ocupado por Sarney foi como Senador. Foram 24 foram na função, até a aposentadoria em 2015.
Além da carreira política, Sarney também é escritor e ocupa a cadeira 38 na Academia Brasileira de Letras (ABL).