O vereador Sá Marques (PSB), em discurso proferido na Câmara Municipal de São Luís esta semana, denunciou o plano Humanas Saúde, que opera na capital maranhense e em outros estados.
O parlamentar recebeu informações de que a empresa estaria exigindo de crianças que sofre com Transtorno do Espectro Autista (TEA) um laudo periódico, a cada 90 dias, atestando que as mesmas possuem o distúrbio que não possui cura.
“O autismo é uma condição permanente da criança e, por esse motivo, o laudo também deveria ser permanente. Por esse o motivo, não haveria necessidade de renovação do documento, pois isso acarretaria em mais demora no atendimento”, disse.
“O laudo médico deve ser emitido por um neuropediatra, uma especialidade muito difícil de conseguir uma consulta, imagina uma consulta com laudo médico para que as crianças possam continuar com a terapia. A Humanas Plano de Saúde só está aceitando laudo agora com 90 dias de validade, sendo que a síndrome do espectro autista não cura. Trata-se de uma grande injustiça e iremos lutar contra ela”, completou.