Início Sem categoria Quinto Constitucional: Flávio Costa possui propostas concretas de valorização da advocacia no...

Quinto Constitucional: Flávio Costa possui propostas concretas de valorização da advocacia no Judiciário

Diferentemente de alguns dos seus concorrentes, que preferem utilizar de ataques e fake news, o advogado Flávio Costa, candidato ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça pelo Quinto Constitucional da OAB do Maranhão, tem propostas concretas de valorização dos causídicos e causídicas perante o Poder Judiciário.

Profissional experiente com 15 anos de atuação, sendo professor universitário e especialista em Direito Eleitoral, por exemplo, Flávio, no desembargo, trabalhará para garantir acessibilidade do advogado (a) e jurisdicionado ao arquivo das serventias extrajudiciais; às sessões híbridas; criação de um balcão virtual para atendimento dos profissionais nos plantões judiciários; criação e implantação de cursos de iniciação da advocacia perante o TJ/MA, dentre outros.

Para as advogadas, Costa implementará: resolução prevendo preferência para sustentação oral e atendimento de grávidas e lactantes; termo de cooperação técnica entre TJ/OAB e Casa da Mulher Brasileira para análise dos casos de assédio e violência contra a profissional; criação de salas para a família visando o acolhimento das crianças durante as audiências; amamentação e fraudário junto ao Tribunal; Fóruns, Delegacias e Presídio.

No quesito valorização da advocacia, Flávio Costa assumiu o compromisso de analisar com a devida eficiência e respeito os honorários dos profissionais junto ao TJ; garantir as prerrogativas dos advogados e advogadas; e alterar, via projeto de lei, o funcionamento da Ouvidoria do Tribunal com a possibilidade da indicação de um advogado (a) indicado pela OAB para compor o referido órgão.

Ele também agirá com transparência e celeridade para fazer-se cumprir os prazos jurisdicionais impróprios dos juízes; efetividade da prestação jurisdicional, com celeridade e tecnicidade nos processos de sua relatoria; apresentação de relatório mensal do quantitativo de processos que ingressaram no seu gabinete.

Acesso a informação é outro compromisso firmado por Flávio Costa, trabalhando para que os Juizados Especiais uniformizem seus procedimentos; criação de uma plataforma e pesquisa jurisprudencial, aperfeiçoando o jurisconsult; elaboração e divulgação de compêndio das súmulas do Tribunal, envolvendo a área judicial contenciosa e a áreta notarial.

A Jovem Advocacia também será beneficiada com ações como: criação de resolução conjunta da advocacia dativa entre OAB, TJ e Estado do Maranhão; criação e implantação de cursos de iniciação da advocacia perante o Tribunal, com explanação do Regimento Interno do Tribunal, Resoluções e ainda explicação sobre a atuação oral na Corte.

A eleição para formação da lista duodécima de escolha do representante da classe para o cargo de desembargador acontece no dia 16 deste mês, das 8h às 17h.

A Universidade Federal de Santa Catarina será responsável por conduzir o pleito, utilizando o sistema Helios. Esta mesma ferramenta é utilizada para eleição do Ministério Público Federal e da OAB de Santa Catarina, dentre outras.

A votação será online nos exatos termos do item 7.2 do Edital e artigo 14 da Resolução, ambos com a numeração 001/23, mediante a utilização de certificado digital do advogado ou advogada, assegurando, assim, a ampla participação da advocacia maranhense, sobretudo do interior do estado, na medida em que não precisarão se deslocar longas distâncias para votar.

Artigo anteriorIracema Vale assina termo de implantação do programa ‘Papel Zero’ na Assembleia
Próximo artigoPF vai abrir inquérito para apurar suposto esquema de manipulação de resultados de jogos de futebol

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui