A capital maranhense passou a contar, desde ontem, com um voo regular entre o Aeroporto de São Luís e o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, um dos terminais mais movimentados do país. Operada pela Latam, a nova rota terá operação diária de segunda a sexta-feira, e o voo inaugural registrou 100% de ocupação, mostrando a demanda pela ligação direta.
Com capacidade para 176 passageiros por voo, a rota tem frequência diária com saída de Congonhas às 10h40 e chegada em São Luís às 14h05. No sentido oposto, a aeronave decola da capital maranhense às 14h45 com chegada em São Paulo às 18h20.
O aeroporto vem registrando crescimento contínuo na movimentação de passageiros.
Em setembro de 2025, houve aumento de 16% em relação ao mesmo mês de 2024, com quase 170 mil viajantes. No primeiro semestre, mais de 820 mil passageiros embarcaram e desembarcaram, um crescimento de 9,22% sobre o mesmo período do ano anterior. Em julho, o aeroporto atingiu 202 mil passageiros, o melhor resultado mensal dos últimos 13 anos.
Para Marcelo Angelim, gerente do Aeroporto de São Luís, a nova rota para Congonhas vai impulsionar ainda mais esse fluxo. “A conectividade direta com Congonhas reduz o tempo de deslocamento para as zonas Sul, Oeste e Central de São Paulo, oferecendo mais comodidade ao passageiro. Essa rota fortalece a integração entre duas cidades importantes e abre novas possibilidades para turismo, comércio e negócios,” destaca Angelim.
Segundo Júnior Marreca, secretário de Estado de Indústria e Comércio, o Governo do Maranhão apoia iniciativas que contribuam para o crescimento do estado. “Essa nova rota é de suma importância para o fortalecimento do turismo e aproxima ainda mais o Maranhão do maior centro econômico do país, contribuindo também para os negócios maranhenses,” afirma.
Para a Latam, a operação representa expansão da conectividade no país. “Cada nova rota encurta distâncias e cria caminhos mais diretos entre regiões importantes do Brasil. Estamos ampliando a conectividade por todo










