Início Sem categoria Prefeitos se reunirão nesta terça (22) para discutir crise financeira ocasionada por...

Prefeitos se reunirão nesta terça (22) para discutir crise financeira ocasionada por queda do FPM

Prefeitos e prefeitas do Estado se reunirão nesta terça-feira, 22, às 15, no Hotel Luzeiros, em São Luís, para discutir a situação de crise financeira instalada devido a queda de transferências de recursos do Fundo de Participação dos Municípios.

O chamamento está sendo feito pelo presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão e prefeito de São Mateus, Ivo Rezende (PSB).

Na semana passada, o gestor revelou que 30% das Prefeituras maranhenses atrasaram o pagamento dos servidores públicos municipais devido a redução de repasses do FPM.

De acordo com ele, trata-se de uma situação extremamente preocupante ocasionada pelo resultado do Censo 2022, que reduziu populações e alterou a contabilização do repasse dos recursos constitucionais.

Além da redução do Imposto de Renda, por exemplo, Rezende atrelou a crise a outros fatores, como o aumento do valor do piso do magistério.

Segundo ele, todos estes elementos reunidos estão fazendo com que os municípios permaneçam em crise financeira, tendo que encontrar soluções para driblar a crise e evitar que sua capacidade de investimento seja comprometida ainda mais.

Manifestação – No dia 22 de dezembro de 2015, sendo gerida pelo então prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, a Famem encabeçou um movimento ordeiro que resultou na realização de uma manifestação na BR- 135, que foi parcialmente fechada naquela ocasião.

Neste dia, todas as Prefeituras maranhenses fecharam as portas como forma de protestar contra a crise que havia sido instalada em função da queda do FPM.

Artigo anteriorCâmara aguarda projeto para iniciar debate sobre revisão da Lei de Zoneamento
Próximo artigoObra da Praça de Alimentação, no Maiobão, é vistoriada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui