Uma nova pesquisa sobre a disputa pelo comando da Prefeitura de São Luís, realizada pela Completa Pesquisas de Opinião, atestou cenário de segundo turno no pleito de 2024.
Os números do levantamento confirmam tendência já mostrada pela Estratégia Pesquisas de Opinião (EPO), antigo Instituto Escutec, e Instituto Econométrica, cujos resultados foram divulgados no mês de junho.
De acordo com a Completa, no cenário estimulado (aquele no qual é apresentado ao eleitor os nomes dos pré-candidatos), o resultado foi o seguinte: Eduardo Braide (31,1%); Duarte Júnior (18,5%); Edivaldo Holanda Júnior (13,8%); Neto Evangelista (9,1%); Wellington do Curso (5,4%); Paulo Victor (5,2%); Dr. Yglésio (4,7%); Carlos Lula (4,3%). Brancos ou nulos 4% e 3,9% não souberam ou não responderam.
O resultado, se comparado com os outros dois levantamentos, atesta manutenção das três primeiras posições – com Braide liderando e Duarte e Edivaldo polarizando na segunda posição – com crescimento para Paulo Victor, Lula e Yglésio.
No cenário espontâneo (aquele que não é apresentado ao eleitor o nome do pré-candidato), o resultado foi: Braide (18,2%); Duarte (5,4%); Edivaldo (3,8%); Evangelista (1,8%). Os demais pré-candidatos não chegaram a 1%. Outros 2,2%. 7,8% brancos ou nulos.
58,9% não souberam ou não responderam.
Rejeição – No quesito rejeição, os líderes, de acordo com o levantamento, são Edivaldo Holanda Júnior e Eduardo Braide, com 16,7% e 16%, respectivamente.
Eles são seguidos por Wellington do Curso (11,1%); Neto Evangelista (7,8%); Carlos Lula (7,6%); Duarte Júnior (6,8%); Paulo Victor (6,7%); Dr. Yglésio (4,9%). Não rejeito nenhum 10,2%; 12,2% não souberam ou não responderam.
Foram entrevistados 975 eleitores.
O levantamento tem margem de erro de 3%, para mais ou para menos.