Início Sem categoria No Maranhão, nova edição da Caravana Federativa será iniciada na quinta (11)

No Maranhão, nova edição da Caravana Federativa será iniciada na quinta (11)

A partir desta quinta-feira (11), o Maranhão recebe a nova edição da Caravana Federativa, ação do governo federal que tem o objetivo de atender às demandas dos municípios brasileiros, ampliando o acesso aos diversos serviços oferecidos pela União.

Até a sexta-feira (12), representantes de mais de 30 ministérios e 21 agências e bancos federais estarão presentes, tirando dúvidas de prefeitos e gestores municipais acerca de programas, convênios e outras ações do Governo Federal.

Os órgãos do Governo do Maranhão também estarão à disposição dos participantes.

A nova edição da Caravana Federativa acontece no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no bairro Cohafuma, em São Luís, a partir das 8h.

O evento será aberto pelo governador, Carlos Brandão, pela ministra Márcia Lopes (Mulheres), André Fufuca (Esportes), Márcio Macedo (Secretaria Geral da Presidência) e Wolney Queiroz (Previdência Social), além do Secretário de Assuntos Federativos Júlio Pinheiro, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência (SRI).

Para o governador Carlos Brandão a realização da Caravana Federativa é uma oportunidade de unir o governo federal, governo estadual e prefeituras com o propósito de aproximar os serviços públicos disponibilizados pelo governo Lula para quem mais precisa.

“Nos dias 11 e 12 de setembro vamos ter a Caravana Federativa aqui no Maranhão. Já é a segunda edição no nosso estado, e para mim esse momento é muito importante, porque junta o governo federal, o governo do Estado e as prefeituras maranhenses numa mesma mesa de diálogo. A Caravana é uma oportunidade de ouvir mais de perto, de discutir políticas públicas e dar mais apoio aos municípios. A nossa intenção é que os serviços do governo Lula cheguem de verdade até a população, que o desenvolvimento aconteça e que a vida do nosso povo melhore, com mais desenvolvimento, cidadania e dignidade”, destacou Brandão.

A solenidade oficial de abertura do evento será às 11h desta quinta-feira (11), com a conferência “O Brasil que estamos construindo”.

Os conferencistas serão os ministros Márcio Macedo e Márcia Lopes.

No Maranhão, a Caravana Federativa contará com programação ampla. No dia 11, ocorre a Reunião Federativa, quando prefeitos, vice-prefeitos e gestores públicos federais do Maranhão debatem o tema “Programas e projetos estruturantes para o Maranhão”.

Ainda no dia 11, serão feitas entregas, anúncios de convênios, programas e projetos do Governo Federal no estado. Também acontece o “Fórum da Participação Social”, quando atores locais debatem políticas públicas no território maranhense.

Já no dia 12, será a vez de vereadores e vereadoras participarem de reunião com o tema “Como monitorar e impulsionar a execução de programas federais nos municípios”. Também será realizada reunião das coordenações do Fórum dos Gestores Públicos Federais e da Comissão dos Movimentos Sociais.

Primeiro dia (11 de setembro, quinta-feira)

8h às 18h – Balcões de atendimento de ministérios e órgãos federais;

10h às 10h30 – Atividade cultural;

11h às 12h30 – Abertura oficial da Caravana Federativa e a conferência “O Brasil que estamos construindo”;

14h às 18h – Oficinas temáticas;

14h30 às 16h – Reunião Federativa (prefeitos, vice-prefeitos e gestores públicos federais do Maranhão);

15h15 às 15h45 – Atividade cultural;

16h às 17h30 – Entregas, anúncios de convênios, programas e projetos do Governo Federal;

17h às 19h – Fórum da Participação Social.

Segundo dia (12 de setembro, sexta-feira)

8h às 12h – Balcões de atendimento de ministérios e órgãos federais;

9h às 12h – Oficinas temáticas;

9h30 às 11h – Reunião Federativa (vereadores e vereadoras);

9h30 às 11h – Reunião das coordenações do Fórum dos Gestores Públicos Federais e da Comissão dos Movimentos Sociais;

12h – Encerramento das atividades da Caravana Federativa com apresentação cultural.

Artigo anteriorPropina era “presentinho” em desvio na Educação em cidades no Maranhão
Próximo artigoFred Campos abre 4ª Olimpíada Maranhense de Foguetes em Paço do Lumiar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui