Início Sem categoria Neto Evangelista vence primeira batalha na Justiça Eleitoral

Neto Evangelista vence primeira batalha na Justiça Eleitoral

O deputado estadual Neto Evangelista venceu uma primeira batalha na Justiça Eleitoral referente a uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral que pede a cassação do seu mandato por conta de suposta fraude patrocinada pelo seu partido, o União Brasil, em relação a cota de gênero no pleito do ano passado.

A AIJE foi protocolada pelo PSD e por Inácio Melo, candidato derrotado para Assembleia Legislativa e que é marido da senadora Eliziane Gama.

O procurador eleitoral Hilton Melo emitiu parecer contrário a Ação alegando não concordar com a acusação de que a candidatura de Liziane Almeida para deputada estadual foi lançada com o único objetivo de burlar a cota de gênero, já que não ostentava filiação partidária tempestiva, de integral e exclusivo controle da direção partidária da circunscrição do pleito.

“O fato do registro ter sido negado diante da inarredável conclusão de filiação partidária fora do prazo legal é incapaz, por si só, de demonstrar o cometimento do ilícito, já que a prova produzida durante a instrução demonstra, s.m.j., de forma inequívoca, a boa fé por parte da referida candidata. A candidata acreditou em sua campanha, tendo indubitavelmente realizado atos de campanha em benefício próprio e teve uma movimentação financeira considerável”, disse o procurador.

O parecer do procurador será, agora, apreciado pelo plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA).

Neto Evangelista, vale destacar, é aliado do governador Carlos Brandão (PSB) e pré-candidato a prefeito de São Luís.

PSC – Em uma outra Ação, Inácio Melo e Edson Araújo pedem a anulação dos votos do PSC para a Alema em 2022.

Eles também alegam fraude na cota de gênero.

O procurador Pedro Melo Pouchain Ribeiro, na semana passada, emitiu parecer favorável a anulação dos votos dos candidatos.

A decisão atinge os deputados Wellington do Curso e Fernando Braide, eleitos pela sigla.

O parecer ainda será analisado pelo pleno do TRE/MA.

Artigo anteriorSalas multifuncionais de Paço do Lumiar desenvolvem habilidades de crianças com deficiência e superdotação
Próximo artigoVetos ao PL dos precatórios do Fundef serão votados segunda na Câmara de São Luís

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui