Início Sem categoria Municípios da Região Metropolitana renovam acordo com AGEM para gestão de resíduos...

Municípios da Região Metropolitana renovam acordo com AGEM para gestão de resíduos sólidos

A Agência Executiva Metropolitana (Agem) iniciou uma série de assinaturas com os 12 prefeitos dos municípios integrantes da Região Metropolitana da Grande São Luís. Os encontros tiveram o objetivo da renovação do Acordo de Cooperação Técnica (ACT). O instrumento fomentará a gestão associada dos serviços públicos de tratamento e disposição final de resíduos sólidos urbanos (RSU).

Com vigência de quatro anos, o ACT vai promover ações conjuntas entre o Estado, a AGEM e os municípios para o planejamento, regulação, fiscalização e execução dos serviços de destinação final dos resíduos, conforme as diretrizes do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) da RMGSL, instituído pelo Decreto Estadual nº 38.284/2023.

Entre as ações previstas no plano de trabalho estão a implantação de ecopontos, a criação de programas permanentes de educação ambiental, a estruturação de cooperativas de catadores, além do incentivo à logística reversa e à compostagem de resíduos orgânicos.

A Agem também apoiará os municípios com assessoramento técnico, articulação com prestadores de serviço e fiscalização compartilhada.

Segundo o presidente da AGEM, Leônidas Araújo, o Acordo de Cooperação Técnica é mais do que uma formalidade, o trabalho reforça a demonstração concreta de união regional em prol do meio ambiente e da qualidade de vida da população. “A gestão associada dos resíduos sólidos segue os preceitos constitucionais e legais das políticas nacional, estadual e metropolitana de resíduos, garantindo eficiência, escala e redução de custos operacionais para os municípios”, finalizou.

Estiveram presentes nos atos de assinatura os prefeitos das seguintes cidades: Nivaldo Araújo (Alcântara); Milton Santos (Morros); Fred Campos (Paço do Lumiar); Eudes Barros (Raposa); Roberta Barreto (Axixá); Jonas Magno (Rosário); César Castro (Cachoeira Grande); Dr. Julinho (São José de Ribamar); Walace Azevedo (Icatu); Milton Gonçalo (Santa Rita); Pedro Lemos (Presidente Juscelino) e Naila Gonçalo (Bacabeira). “Estamos comprometidos com o crescimento da nossa região. Reforço sempre que uma política integrada entre os prefeitos é peça fundamental para a construção de um ideal de sustentabilidade, em especial para o correto descarte e tratamento de resíduos sólidos”, frisou Roberta Barreto, prefeita de Axixá.

Artigo anteriorNo Maranhão, mais de 300 postos de combustíveis estão sem autorização de funcionamento da ANP
Próximo artigoDino relatará no STF caso de respiradores do qual ele fez parte no Consórcio Nordeste

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui