O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um levantamento estatístico fundamental para aferir os avanços ou retrocessos da educação no país, estados e municípios.
Nos últimos três anos, o Brasil enfrentou a maior crise sanitária da sua história, com a pandemia do coronavírus, por conta da necessidade de medidas de isolamento social, que impossibilitaram as aulas presenciais em todo país, priorizando a saúde e a segurança dos estudantes.
Mesmo diante de um cenário de incertezas e dificuldades, Paço do Lumiar acaba de somar pontos importantes em seus índices educacionais, tornando-se referência para todo o estado.
A educação no município cresceu 0,2 pontos nos Anos Finais, chegando a nota de 4,3 no último ano, ficando à frente de grandes cidades, como a capital São Luís, que atingiu 3,8 pontos nos anos finais.
Esse resultado de 5.2 nos anos iniciais e 4.3 nos finais é resultante do esforço docente: professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e toda a comunidade escolar. Ademais, cabe também referenciar o esforço dos pais e responsáveis em garantir que os estudantes mantivessem o vinculo com a escola.
A prefeita Paula Azevedo falou sobre os resultados educacionais no município: “Estamos saindo de cabeça erguida desse período pandêmico. Nesse tempo difícil buscamos outros recursos para levar educação aos nossos alunos e hoje conseguimos bons resultados, o que mostra que estamos no caminho certo”, disse ela.
Durante os anos de 2020 e 2021, enquanto obedecia às normas de isolamento social, a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), reformou mais de 30 escolas e garantiu aulas a distância para alunos da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio dos estúdios da TV Alternativa, disponibilizados on-line no canal da emissora no YouTube.
Os alunos que não disponibilizavam desse recurso, receberam materiais de apoio e foram acompanhados pelos educadores e familiares para não serem prejudicados em sua formação educacional.
A secretária municipal interina de Educação de Paço do Lumiar, Monique Saulnier, explicou os resultados. “Nosso objetivo, talvez, foi o mais desafiador da história do município.Ainda asdim, não deixamos a educação parar durante a pandemia, e o melhor, conseguimos atender uma grande quantidade de alunos. Por isso, só temos que agradecer por estes resultados”, frisou a secretária.