Início Sem categoria “Merecedor de homenagens”, diz Alckmin sobre Sarney

“Merecedor de homenagens”, diz Alckmin sobre Sarney

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), se reuniu nesta quinta-feira (15) com o ex-presidente José Sarney, em Brasília.

O encontro não constou na agenda oficial de Alckmin, mas o político publicou uma foto com Sarney em uma rede social nesta sexta (16).

“Visitei o ex-presidente José Sarney e debatemos questões do nosso país. Ele, como Ulysses Guimarães e tantos outros, foi responsável pela transição democrática que culminou na Constituição de 1988. Com 92 anos e uma memória invejável, Sarney é merecedor de homenagens”, escreveu.

Sarney foi o primeiro presidente civil da República após os 20 anos de ditadura militar, tendo tomado posse inicialmente como vice-presidente de Tancredo Neves.
Na semana que antecedeu a votação em segundo turno, José Sarney publicou uma carta na internet em que declarou voto na chapa Lula-Alckmin.

Segundo o político, apoiar Bolsonaro seria votar contra as instituições.

“”O voto em Lula — que já tem seu lugar na História do Brasil como quem levou o povo ao poder e como responsável por dois excelentes governos — é voto pela democracia, pela volta ao regime de alternância de poder, pela busca do Estado de Bem-Estar Social. A diferença é clara”, dizia o texto.

No domingo seguinte, logo após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar a vitória de Lula, Sarney divulgou um vídeo parabenizando o presidente eleito.

Em dezembro, Lula esteve com Sarney em pelo menos duas ocasiões. No dia 2, o presidente eleito estava em Brasília para cuidar dos trâmites da transição de governo e visitou José Sarney na casa do político no Lago Sul, área nobre de Brasília.

Aos 92 anos e sem mandato desde 2015, Sarney segue influente dentro do MDB, um dos partidos com integrantes na equipe de transição e que Lula espera contar na sua base parlamentar no Congresso Nacional.

Sarney foi, também, um dos dois ex-presidentes a comparecer como convidado à cerimônia na qual Lula e Alckmin foram diplomados presidente e vice pelo TSE. Ele assistiu à diplomação ao lado da também ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Do G1

Artigo anteriorEleitos no Maranhão serão diplomados neste sábado (17)
Próximo artigoBrandão nega tensionamento com Dino por conta da eleição da Assembleia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui