Início Sem categoria MA atinge recorde de empresas e pessoas empregadas no setor de serviços,...

MA atinge recorde de empresas e pessoas empregadas no setor de serviços, aponta IBGE

O setor de serviços empregou o contingente recorde de 147.495 pessoas no Maranhão em 2023. Os dados fazem parte da Pesquisa Anual de Serviços (PAS), divulgada nesta quarta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar de serem relativos a 2023, os dados são os mais recentes da radiografia anual que o IBGE faz do setor, no qual o estado também atingiu o recorde da série histórica no número de empresas em funcionamento.

De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, em 2023, no Maranhão registrou 13.929 empresas do setor de serviços, atingindo o recorde da série histórica iniciada em 2007.

A quantidade de pessoas ocupadas atingiu, também, em 2023, o ápice da série: 147.495 pessoas. E o salário médio mensal em salários mínimos, no setor de serviços, em 2023, ficou na casa de R$ 1,7 mil, superior aos três anos anteriores.

Os dados apresentados pela pesquisa refletem as políticas e investimentos do Governo do Maranhão para incentivar a abertura de novos negócios no estado.

A pesquisa apresenta informações de atividades como alojamentos, alimentação, transportes, correios, comunicação, turismo, escritórios, cultura e reparo de automóveis. Empresas do setor financeiro e do comércio não estão incluídas no estudo.

Já são três anos consecutivos, desde 2021, que o Maranhão vem superando sequencialmente o ápice da série histórica quando no número de empresas do setor de serviços. O Maranhão ocupa a 5ª colocação da região Nordeste em número de empresas do setor de serviços, ficando à frente dos estados de Alagoas, Piauí e Sergipe. Já no ranking nacional o estado ocupa a 17ª posição.

A pesquisa feita pelo IBGE abrange 13 atividades do setor de serviços, segundo o último levantamento, as empresas de serviços profissionais, administrativos e complementares representavam o maior contingente de empreendimentos, totalizando 5.016 unidades, sendo 36% do total. Em seguida aparecem as empresas de alojamento e alimentação, 18,2% do total, representando 2.537 empreendimentos.

Artigo anteriorBrandão confirma troca na PM; considera manifestações como legítimas, mas diz que não irá tolerar infiltrados
Próximo artigoWashington diz que Lula conversará com governador para resolver situação do Maranhão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui