O Pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão decidiu adiar mais uma vez, nesta quarta-feira, julgamento de dois pedidos de impugnação formulados contra lista sêxtupla da OAB do Maranhão para escolha do novo desembargador (a) do TJ através do dispositivo do Quinto Constitucional destinado à advocacia.
As impugnações têm como alvo o advogado Flávio Costa, mais bem votado entre advogados e advogadas em consulta feita junto a categoria e que teve sua candidatura deferida em todas as instâncias – reveja e reveja.
A desembargadora Nelma Sarney, que havia pedido vistas do caso no início deste mês, solicitou mais prazo para analisa-lo.
Relator dos pedidos, o presidente do Tribunal, desembargador Paulo Velten, votou, no primeiro julgamento que acabou suspenso, pela impugnação da candidatura de Costa e devolução da lista sêxtupla para Ordem maranhense.
Leia também: Kaio Saraiva diz que OAB não está submissa à decisão do Tribunal de Justiça
Na ocasião, acompanharam seu voto os desembargadores Raimundo Bogéa, Sebastião Bonfim, Sônia Amaral, Ronaldo Maciel, Gervásio Protásio, Douglas Amorim, José Gonçalo, José de Ribamar Castro, Josemar Lopes, José Luiz Almeida, Vicente Castro, Froz Sobrinho, José Luiz Almeida, Lourival Serejo, Cleones Cunha e Graça Duarte.
Declararam votos contrários os desembargadores Jorge Rachid, Raimundo Barros e Marcelo Carvalho.
Decidiram aguardar o processo de análise de Nelma Sarney os desembargadores Tyrone Silva, Francisca Galiza, Angela Salazar, Ricardo Duailibe, Kleber Carvalho, José Joaquim Figueiredo e Jamil Gedeon.
Antônio Bayma e Guerreiro Júnior permanecem afastados por decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Julgaram-se impedidos os desembargadores Samuel Batista e Luiz Gonzaga Almeida.
José Jorge Figueiredo absteve-se e Antônio José Vieira ainda pode emitir voto.