Início Sem categoria Jovem Advocacia Maranhense se prepara para CEJA e para Colégio de Presidentes

Jovem Advocacia Maranhense se prepara para CEJA e para Colégio de Presidentes

Com uma presença representativa de todo o Maranhão, a Jovem Advocacia teve uma estratégica e importante participação XXII Encontro Nacional da Jovem Advocacia (ENJA), promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nacional.

O ENJA, que é um dos mais relevantes fóruns para advogados em início de carreira, debateu temas como inovação, tecnologia, liderança, prerrogativas, advocacia no interior, diversidade e empreendedorismo jurídico.

Cerca de 350 advogados e advogadas maranhenses participaram da atividade, que foi realizada entre os dias 15 e 17 de outubro de 2025, em Maceió (AL).

O próximo encontro agendado da Jovem Advocacia será no plenário da OAB/MA, na próxima sexta-feira dia, 24 de outubro. Na ocasião será realizada a Sessão do Conselho Estadual da Jovem Advocacia e o Colégio de Presidentes de Comissões da Jovem Advocacia da OAB/MA. A atividade acontece durante toda a sexta, dia 24 de outubro, na sede da Seccional Maranhense, em São Luís.

“Os participantes acabaram de retornar do ENJA, que oportuniza uma verdadeira troca de experiências e fortalecimento da jovem advocacia no cenário nacional. Em São Luís, a ideia é aprofundar o que foi debatido em termos de conhecimentos técnicos, estratégicos e de mercado e traçar nosso planejamento para o Maranhão”, afirmou o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva.

A Seccional do Maranhão, por meio da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/MA (CJA /OAB MA), marcou forte presença no evento. As delegações maranhenses vieram de cidades como:  Imperatriz, Pinheiro, Barra do Corda, Santa Inês, Barreirinhas, Balsas, Açailândia, Bacabal, Timon, Caxias, Pedreiras, Santa Rita, Alcântara, Santa Luzia e Itapecuru Mirim. “Essa amplitude territorial demonstra o engajamento da jovem advocacia maranhense e sua mobilidade para participar de espaços nacionais de debate.

No ENJA 2025, a programação foi robusta: mais de 80 painéis temáticos simultâneos, acontecendo em seis palcos (Maragogi, Mundaú, Palmares, Guerreiro, Sururu e Velho Chico) que abordaram tópicos relevantes para a advocacia emergente. Temas como inteligência artificial no Direito, liderança e gestão de escritórios, diversidade, prerrogativas, advocacia de interior, empreendedorismo jurídico, entre outros, receberam atenção especial.

Para a presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/MA, Vitória essa participação expressiva reforça que o debate jurídico nacional não se limita às capitais. Esse protagonismo do interior transforma se em voz ativa no cenário nacional, além de oportunizar visibilidade e a integração da seccional junto às grandes frentes da Ordem. Tudo isso são temas que serão abordados no Colégio de Presidentes”, disse

O presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, Dr. Jeisson Pinheiro, enfatizou que o ENJA mostrou que a jovem advocacia brasileira está em movimento. No Maranhão não é diferente. “Para os jovens advogados e advogadas do Maranhão, o caminho está traçado: levar o debate para a Sessão do CEJA, levar para casa, para o escritório, para a seccional local o que foi absorvido nesse grande encontro – e fazer essa transformação reverberar no dia a dia da advocacia”, finalizou.

Artigo anteriorMinistérios Públicos Estadual e Federal irão fiscalizar obras de creches no Maranhão
Próximo artigoPaço do Lumiar: Prefeito Fred Campos entrega a 14ª Unidade Básica de Saúde em tempo recorde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui