Início Sem categoria Irregularidades sãos constatadas em caixas pretas em quase 500 coletivos de São...

Irregularidades sãos constatadas em caixas pretas em quase 500 coletivos de São Luís

Após realização da Operação Transporte Seguro, o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA) constatou irregularidades nos cronotacógrafos, instrumentos considerados como a “caixa preta” dos ônibus do sistema transporte de passageiros de São Luís.

Dos 496 coletivos fiscalizados, 491 deles apresentaram irregularidades.

A iniciativa ocorreu nos terminais da integração da capital, na última segunda-feira (4), para verificar os aparelhos de cronotacógrafos, instrumentos que registram, de forma simultânea, a velocidade e a distância percorrida, bem como parâmetros relacionados ao motorista, como o tempo de trabalho e paradas.

O Inmeq ressalta, ainda, que o sistema de GPS não substitui os cronotacógrafos, uma vez que o método de localização possui apenas caráter operacional para controle interno de frota, não possuindo qualquer validade para fins de fiscalização do cumprimento das leis de trânsito e regulamento técnico metrológico.

“Esse equipamento é extremamente importante, porque ele vai garantir para o fiscal de trânsito, no caso a Polícia Rodoviária, ou qualquer outro setor de fiscalização no trânsito, sobre a velocidade desse veículo, a distância, dando também a garantia de que aquele motorista está dirigindo em conformidade”, pontuou o presidente do Inmeq/MA, Eliel Gama.

A obrigatoriedade do uso dos cronotacógrafos está prevista no artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro e na Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), nº 993/2023. A determinação é voltada aos veículos de transporte escolar, transporte de passageiros com mais de dez lugares e carga com peso superior a 4.536 kg. Isto se aplica aos veículos do transporte público em São Luís.

Artigo anteriorSecretário de Agricultura de Carolina é afastado do cargo pela Justiça
Próximo artigoDesembargador retorna prefeito de Cândido Mendes ao cargo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui