A deputada estadual Iracema Vale, presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, conversou com jornalistas, na manhã desta terça-feira, 05, durante a reabertura dos trabalhos do Palácio Manuel Beckman.
A parlamentar avaliou que o segundo semestre na Casa será proveitoso, uma vez que pautas e projetos importantes para a população do Estado serão debatidas e votadas.
Questionada sobre a possibilidade do PSB, seu partido, migrar de comando, saindo das mãos do governador Carlos Brandão, seu aliado, para o controle da senadora Ana Paula Lobato (PDT) que, com o marido, o deputado estadual Othelino Neto (SDD), fazem oposição ao Palácio dos Leões, a deputada explicou que ainda aguarda um posicionamento da executiva nacional e que ela e outros parlamentares não gostariam de ser traídos pela legenda.
“Até o momento, não. A gente aguarda para esses próximos dias esta resposta. Nós estamos bastante incomodados com essa situação, falo por mim e por outros colegas que conversaram comigo porque nós nos elegemos pelo partido e gostaríamos de permanecer no partido. Não gostaríamos de ser traídos pelo partido desta forma. Ainda acreditamos em uma ponderação, acreditamos que o nosso presidente nacional escute os deputados, escute aqueles que tem representatividade no partido, com mandatos, para que a gente conduza ainda o nosso partido nessas próximas eleições. É o que nós esperamos, é o que nós queremos, mas isso não significa que é o que vai acontecer”, disse.
Sobre manifestações já publicizadas por Brandão, de que permanecerá no cargo até o fim do mandato para fazer seu sucessor (reveja e reveja), Iracema avaliou a decisão do governador como irreversível.
“Com a decisão do governador de ficar no mandato, eu acho que esse é um processo irreversível. Inclusive, o nosso grupo político tem se manifestado muito a favor do nome do Orleans. Fui, inclusive, a primeira pessoa a se manifestar a favor da pré-candidatura dele. Dentro do nosso grupo nós temos preferências. Estamos conversando, trocando ideias sobre as preferências para que o nosso governador, no momento certo, ele que é o grande líder desse grupo político, faça a avaliação sobre a escolha. Nós esperamos que maioria pese nessa decisão”.
Também instada a comentar fala do seu colega Adelmo Soares, que defendeu seu nome para a chapa majoritária governista – como candidata a vice-governadora ou ao Senado – Iracema agradeceu o deputado, mas ratificou que é pré-candidata à reeleição.
“Todo mundo tem as suas preferências. Eu já falei a minha. Eu agradeço o deputado Adelmo, mas não estou candidata a nada que não seja a deputada estadual.