O município de Imperatriz, na região Tocantina, atingiu, neste último fim de semana, a marca de 200 mil eleitores, de acordo com informações da Justiça Eleitoral, que aguardará, até o dia 08 de maio, a consolidação dos números para decretar eleição majoritária em dois turnos pela primeira vez na história da segunda maior cidade do Maranhão.
O prazo consta no calendário para alteração de domicílio eleitoral.
“A princípio, sim [Imperatriz já alcançou os 200 mil eleitores]. Mas não estamos divulgando porque também está ocorrendo muita saída de eleitores”, disse o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), desembargador José Gonçalo Filho.
A expectativa da classe política imperatrizense é substancial.
A maioria dos agentes enxerga com bons olhos o novo cenário eleitoral desenhado para ser estabelecido.
Hoje, lideram as pesquisas de intenção de voto para Prefeitura, em situação de empate técnico, o deputado federal Josivaldo JP (PSD) e o deputado estadual Rildo Amaral (PP).
Amaral conta com o apoio do Palácio dos Leões.
JP, apesar de ser do campo bolsonarista, aproximou-se, nos últimos meses, do grupo do governador Carlos Brandão (PSB) e, hoje, apresenta um discurso de que, independentemente de questões partidárias ou ideológicas, é necessário manter boa relação com todos os campos políticos, incluindo o Governo Federal, comandado pelo PT, objetivando firmar parcerias institucionais em benefício da população.
No segundo escalão da disputa, com razoáveis percentuais de intenção de voto, aparecem o ex-deputado estadual Marco Aurélio, que retornou ao PC do B, e a deputada federal no exercício do mandato, Mariana Carvalho (Republicanos), bolsonarista convicta.