O programa Em Pauta, da Globo News, confirmou na sua edição de ontem à noite que o deputado federal André Fufuca, do Maranhão, já teria sido confirmado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, como seu próximo ministro.
Fufuquinha é uma indicação do seu partido, o PP, apesar das informações prestadas apontarem sua relação política próxima com o ministro Flávio Dino (PSB), da Justiça e Segurança Pública.
O também deputado federal Sílvio Costa Filho, do Republicanos de Pernambuco, também foi citado como ministro já definido.
De acordo com as informações, o presidente já teria comunicado aos dirigentes do PT, PSB e PC do B que, para ceder espaço para os dois representantes dos partidos de Centro, terá que fazer substituições que sacrificarão as três siglas da esquerda.
Em recente entrevista ao Portal R7, Lula afirmou que não cederia ao Centrão as pastas do Desenvolvimento Social e Saúde.
O presidente disse que os Ministérios são seus.
No entanto, a briga nos bastidores permanece.
O Centrão, além de dois Ministérios robustos, pleitea a direção da Caixa Econômica Federal.
Caso, de fato, o nome de Fufuquinha seja confirmado, o Maranhão terá quatro representantes ministeriais – Juscelino Filho (Comunicações); Sônia Guajajara (Povos Originários); e o próprio Dino.