Localizado na região do Baixo Parnaíba, o município de Belágua, distante 283 quilômetros da capital São Luís, não mais figura na lista das dez cidades mais pobres do Brasil.
Foi o que revelou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que abrangeram os anos de 2021 e 2022.
Em 2013, por exemplo, reportagens divulgadas à nível nacional apontavam o município maranhense como o terceiro mais pobre do país.
O cenário de caos só começou a mudar com a chegada do professor e advogado Herlon Costa (PSC) ao comando da Prefeitura, a partir de 2020.
O prefeito é marido da deputada estadual Iracema Vale (PSB), que será eleita no dia 1º de fevereiro presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2023/24.
Também é aliado de primeira hora do governador Carlos Brandão (PSB) e detém bom trânsito em Brasília, o que facilita a formalização de novas parcerias institucionais com os Governos do Estado e Federal.
Herlon organizou administrativamente e financeiramente o município, o que proporcionou que investimentos concretos fossem feitos em todos os setores da gestão pública.
Infraestrutura, assistência social, saúde, valorização do funcionalismo, fortalecimento dos setores produtivos são áreas que receberam, e continuam recebendo, atenção especial da Prefeitura.
A economia belaguense tem sido fortalecida pelo setor pecuário e vem crescendo de forma significante, contribuindo para o salto do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município.
A educação também tem sido uma das prioridades da administração do prefeito Herlon Costa.
O gestor tem ampliado a rede municipal de ensino; reformado unidades; oferecendo fardamento, kit escolar e merenda de qualidade aos estudantes; além de valorizar a classe dos docentes.
“Fizemos muito ao longo destes quase dois anos e temos a consciência de que é necessário avançarmos cada vez mais. Não iremos parar e continuaremos trabalhando para construir a Belágua que o povo merece”, disse Herlon.