Vice-presidente estadual do PT, o jornalista e advogado, Genilson Alves, atendendo convite do governador Flávio Dino (PSB), assumiu, na semana passada, o comando da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária com o objetivo de fortalecer a política pública de geração de trabalho e renda no Maranhão.
Alves já estava inserido no contexto da pasta, na condição de adjunto, e foi alçado à condição de titular com a exoneração de Jowberth Alves.
Para Genilson, o fortalecimento dos princípios da Secretaria será possível através da garantia da qualificação profissionais para os públicos alvos, como a juventude, por exemplo, executando ações que garantam a contratação por parte de empresas, via articulação e subsídios oferecidos pela Setras; qualificação para públicos específicos, com demandas reprimidas, e que estão em áreas de trabalho escravo; além do oferecimento de qualificação profissional em municípios com os menores IDH.
O trabalho também visa alcançar mulheres vítimas de violência doméstica e em comunidades quilombolas; além da abertura de vagas de qualificação para internos do sistema prisional.
O cooperativismo e associativismo também serão fortalecidos na gestão do petista, que é pré-candidato a deputado estadual no pleito deste ano.
“Lançaremos novo edital para compras solidárias, visando beneficiar grupos menores que produzem em diversos setores para que eles possam vender seus produtos, gerando trabalho e mais renda, não dependendo necessariamente do emprego formal”, disse.
“Vamos desenvolver programas como o Mutirão Rua Digna, expandir as ações do Maranhão Mais Justo e Solidário; e fortalecer a rede Sine, que possui 17 agência, objetivando a colocação do maranhense no mercado de trabalho”, completou.
Genilson Alves também pretende reforçar a política de transparência e controle de gastos.
“Já estamos acompanhando os projetos em andamento que não foram avaliados. Faremos um melhor controle dos gastos, inclusive de forma interna, com instrumentos mais eficazes. Nossa transparência será a maior possível. Agradeço o governador Flávio Dino pelo confiança e ao deputado federal Zé Carlos pelo apoio”, finalizou.