A novela envolvendo o deputado federal André Fufuca deve ser encerrada até quarta-feira (06), quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá confirmar o nome do maranhense no Ministério do Esporte.
Indicado pelo seu partido, o PP, Fufuquinha deverá receber uma pasta turbinada, com a estrutura como é hoje, mas com novas atribuições sociais, inclusive com a regulamentação de apostas esportivas, e com a integração ao Ministério das Pequenas e Micro Empresas.
Embora Lula resistisse em trocar Ana Moser, a avaliação é de que ela não conseguiu entregar a projeção que o Planalto esperava até por não ter experiência política.
Outro acordo é que o PP também vai ficar com a diretoria da Caixa Econômica, com o nome da ex-deputada Margarete Coelho no lugar de Rita Serrano, e com duas vice-presidências do banco.
Outras três vice-presidências vão ficar com o Republicanos que ainda define quais serão os nomes.
O restante das sete vice-presidências estão sendo disputadas pelo PT e União Brasil.
Já o Republicanos deve chancelar o nome de Silvio Costa Filho como ministro de Portos e Aeroportos, e ainda ficar com o controle de toda a Funasa.
Com a troca de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB) poderia assumir o Ministério da Ciência e Tecnologia e Luciana Santos assumir algum cargo no Ministério das Mulheres.