Início Sem categoria Fufuca avança com projeto de chegar ao Senado

Fufuca avança com projeto de chegar ao Senado

Faltando três anos para a eleição na qual serão abertas  duas vagas para o Senado, o deputado federal licenciado e atual ministro do Esporte, André Fufuca (PP), é o agente político que mais avança objetivando ser o escolhido para concorrer à Câmara Alta.

O progressista, apesar de não tratar publicamente do assunto, movimenta-se muito bem nos bastidores e já começa a angariar apoios importantes e públicos.

Prova disso foi declaração dada pela presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), durante a reinauguração do Estádio Castelinho, em São Luís, no último domingo.

O recado da parlamentar foi direto e cristalino quando referiu-se a Fufuquinha como “nosso senador”.

Iracema é aliada de primeira hora do governador Carlos Brandão (PSB) e integra seu núcleo político mais próximo e de extrema confiança.

Pode, inclusive, ser a indicada do socialista para compor, na condição de candidata a vice-governadora, a chapa que deverá ser encabeçada por Felipe Camarão, em 2026.

Brandão, ao que tudo indica, não deverá repetir José Reinaldo Tavares que, em 2006, decidiu ficar até o fim do mandato para eleger Jackson Lago, do PDT, já falecido.

O governador, de acordo com aliados próximos, deverá repetir Flávio Dino e renunciar ao mandato para concorrer ao Senado.

Ou seja, uma das vagas senatoriais já tem dono definido.

Fufuquinha, nos últimos meses, aproximou-se ainda mais de Carlos Brandão.

Como auxiliar de Lula, vem contribuindo com o governo maranhense e ampliando sua base política em várias regiões do Estado.

Ontem, participou de reunião na qual Brandão dialogou com representantes de 13 partidos que o apoiam.

E, na ocasião, aproveitou para estreitar o diálogo e deixar claro que seu projeto político não é mais reeleger-se para Câmara.

O leitor deve estar perguntando: e como ficam nesta história Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PSD), atuais senadores?

A evangélica apoiou a pré-candidatura do pedetista ao Governo do Maranhão, em 2022, mas acabou o abandonando para marchar com Brandão, reeleito no primeiro turno.

Ela tem o direito de pleitear a reeleição? Claro que tem.

No entanto, não é o nome preferencial do governador e de seus aliados próximos.

Já Weverton, por ter concorrido contra Carlos Brandão e, hoje, se colocar como oposição ao Palácio dos Leões, não detém a menor chance de ser escolhido pelo grupo do governador.

Se resolver disputar a reeleição, concorrerá por conta própria e com apoio daqueles que ainda se dizem aliados

É movimentando-se bem politicamente; buscando apoios partidários; mantendo-se próximo de Brandão; e olhando no retrovisor seus possíveis adversários que André Fufuca segue pavimentando seu caminho rumo ao Senado Federal.

Artigo anteriorFelipe Camarão assume Governo no dia 11 de janeiro
Próximo artigoIracema Vale destaca alta produtividade da Assembleia Legislativa em 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui