Início Sem categoria Ex-secretário de Meio Ambiente do Maranhão pede apoio de Dino para esclarecimentos...

Ex-secretário de Meio Ambiente do Maranhão pede apoio de Dino para esclarecimentos sobre Refinaria Premium

O professor universitário e ex-secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Washington Rio Branco, publicizou nas suas redes sociais, esta semana, pedido encaminhado ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, acerca da Refinaria Premium, um engodo patrocinado pelo governo Lula no ano de 2010, no Maranhão.

Ao parabenizar o ex-governador por sua indicação para o Supremo Tribunal Federal (STF), Rio Branco solicitou a Dino, ainda na condição de auxiliar do presidente da República, que forneça pedidos e representações formuladas por ele na Procuradoria Geral de Justiça e Procuraria Geral da República contra a Petrobras que, em 2015, anunciou o abandono do projeto da Refinaria que seria implantada no município de Bacabeira.

Ele lembrou que, na condição de titular da SEMA, foi o responsável pelas expedições das licenças ambientais para execução do referido projeto, tendo solicitado ao Ministério Público que fosse criada força-tarefa para analisar eventuais danos ambientais pelo desamparo da obra e exigir da Petrobras a reparação da devastação ambiental decorrente, já que cabe à empresa petroleira a recuperação da área degradada, conforme estabelece a Legislação Ambiental nacional.

“Aqui, fico torcendo pelo seu grau de “liberdade maior” de justiça social, já que seu nome acaba de ser anunciado pelo presidente da República Federativa do Brasil e espero uma grandeza maior, ainda, dos senadores e senadoras deste país, no honroso apoio a sua pessoa para representar, fielmente, essa grande função pública em favor do povo brasileiro. Des(togar) mais uma vez é questão de futuro, que só a Deus pertence”, pontuou.

A instalação da Refinaria Premium em Bacabeira foi anunciada pelo então presidente Lula em 2010 e foi uma das principais bandeiras que contribuiu para eleição de Dilma Rouseff para presidência.

À época, Lula afirmava que a construção do empreendimento consumiria um investimento de R$ 40 bilhões, o maior da América Latina, gerando milhares de empregos direitos e indiretos.

A Petrobras atribuiu a desistência do projeto a falta de parceiros e a revisão das expectativas de crescimento do mercado de combustíveis.

Abaixo, leia a solicitação feita por Rio Brando ao ministro:

“Parabenizando Vossa Excelência pela indicação presidencial para compor vaga no Supremo Tribunal Federal – STF, no lugar da ministra Rosa Weber que se aposentou, venho solicitar, ainda na condição de ministro do MJSP brasileiro, que nos forneça a situação dos pedidos de esclarecimento que protocolei em janeiro/2015, representações na Procuradoria-Geral de Justiça e na Procuradoria Regional da República contra a Petrobras, que anunciou o abandono completo do projeto da Refinaria Premium, no município de Bacabeira-MA. Na condição de ex-secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, em 2010, fui responsável pelas expedições das licenças ambientais para execução do referido projeto e solicitei do Ministério Público que fosse criada força-tarefa para analisar eventuais danos ambientais pelo desamparo da obra, e exigir da Petrobras a reparação da devastação ambiental decorrente, já que cabe à empresa petroleira a recuperação da área degradada, conforme estabelece a Legislação Ambiental nacional. Aqui, fico torcendo pelo seu grau de “liberdade maior” de justiça social, já que seu nome acaba de ser anunciado pelo presidente da República Federativa do Brasil e espero uma grandeza maior, ainda, dos senadores e senadoras deste país, no honroso apoio a sua pessoa para representar, fielmente, essa grande função pública em favor do povo brasileiro. Des(togar) mais uma vez é questão de futuro, que só a Deus pertence.

Atenciosamente,
Prof. Dr. Washington Rio Branco

Artigo anteriorPaula Azevedo visita áreas que serão beneficiadas com ações de Infraestrutura em Paço do Lumiar
Próximo artigoPT de São Luís irá definir hoje apoio a Duarte e indicação de vice

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui